Um dos maiores avanços de Rio Claro na área da Saúde, especificamente no atendimento de urgência e emergência – aquele fundamental para salvar vidas – foi a implantação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – com sua extensão para mais cinco municípios da região.
São dois anos de atividades comemorados na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, quando o serviço entrou em operação. Nesse tempo, muitas histórias e um número estrondoso de atendimento. Já em seu primeiro ano, o Samu Regional Rio Claro assistiu 10.240 pessoas, pulando para 17.787 em 2012 e 8.855 no período correspondente a 2013.
A equipe do Samu registrou a realização de 10 partos em suas viaturas e o momento mais tenso, que envolveu toda sua estrutura, encontra-se gravado na memória de cada um de seus componentes: o gravíssimo acidente envolvendo dois ônibus no Bairro Bonsucesso.
“Ali foram múltiplas vítimas e exigiu uma ação rápida e organizada entre todos os setores do salvamento”, esclarece a coordenadora Alcione Buzo. Segundo ela, a ocorrência serviu como grande exemplo de união e objetivo comum, pois reuniu Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, IML, apoio das equipes de Santa Gertrudes, Corumbataí, Ipeúna e Rio Claro; do PSMI, PA do Cervezão e PA da 29, hoje a UPA; e da Santa Casa. “Todos trabalharam integrados, numa experiência que jamais iremos esquecer”, destaca Alcione.
O custo mensal do Samu está calculado em R$ 300 mil. Esse investimento integra o plano de ampliação da urgência e emergência da administração municipal. O Samu garante sua estrutura com recursos do município e do governo federal.
“Essa é uma preocupação constante de nosso governo na área da Saúde e temos contado com o apoio do governo federal, que já fez a qualificação do nosso Samu, reconhecendo a qualidade do serviço prestado e ampliando a cota de recursos. Queremos fazer mais e para isso estamos trabalhando”, lembra o prefeito Du Altimari.
Urgência
O Samu só pode ser acionado em caso de extrema urgência, ou seja, quando a situação esteja colocando em risco a vida de pessoas. É importante saber que a pessoa que liga para o 192 precisa ser clara ao repassar as informações, para que haja possibilidade das anotações dos dados necessários ao atendimento, principalmente o endereço.
A equipe do Samu Regional Rio Claro conta com profissionais altamente capacitados e treinados para o atendimento de emergência. A equipe técnica é integrada por 14 médicos, 4 enfermeiros, 9 condutores, 9 técnicos auxiliares de regulação médica, 6 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 coordenador geral e 1 diretor médico. Na Regional, que reúne as cidades de Santa Gertrudes, Ipeúna e Corumbataí são mais 32 profissionais. O serviço também tem conexão com Analândia e Itirapina. A direção médica é de responsabilidade do Dr. Jair Vergínio Jr.
A sede em Rio Claro está localizada na Avenida Brasil nº 880.