MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de junho de 2013 Fundação de Saúde

Samu Rio Claro comemora segundo ano de atendimento

Um dos maiores avanços de Rio Claro na área da Saúde, especificamente no atendimento de urgência e emergência – aquele fundamental para salvar vidas – foi a implantação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – com sua extensão para mais cinco municípios da região.

São dois anos de atividades comemorados na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, quando o serviço entrou em operação. Nesse tempo, muitas histórias e um número estrondoso de atendimento. Já em seu primeiro ano, o Samu Regional Rio Claro assistiu 10.240 pessoas, pulando para 17.787 em 2012 e 8.855 no período correspondente a 2013.

A equipe do Samu registrou a realização de 10 partos em suas viaturas e o momento mais tenso, que envolveu toda sua estrutura, encontra-se gravado na memória de cada um de seus componentes: o gravíssimo acidente envolvendo dois ônibus no Bairro Bonsucesso.

“Ali foram múltiplas vítimas e exigiu uma ação rápida e organizada entre todos os setores do salvamento”, esclarece a coordenadora Alcione Buzo. Segundo ela, a ocorrência serviu como grande exemplo de união e objetivo comum, pois reuniu Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, IML, apoio das equipes de Santa Gertrudes, Corumbataí, Ipeúna e Rio Claro; do PSMI, PA do Cervezão e PA da 29, hoje a UPA; e da Santa Casa. “Todos trabalharam integrados, numa experiência que jamais iremos esquecer”, destaca Alcione.

O custo mensal do Samu está calculado em R$ 300 mil. Esse investimento integra o plano de ampliação da urgência e emergência da administração municipal. O Samu garante sua estrutura com recursos do município e do governo federal.

“Essa é uma preocupação constante de nosso governo na área da Saúde e temos contado com o apoio do governo federal, que já fez a qualificação do nosso Samu, reconhecendo a qualidade do serviço prestado e ampliando a cota de recursos. Queremos fazer mais e para isso estamos trabalhando”, lembra o prefeito Du Altimari.

Urgência

O Samu só pode ser acionado em caso de extrema urgência, ou seja, quando a situação esteja colocando em risco a vida de pessoas. É importante saber que a pessoa que liga para o 192 precisa ser clara ao repassar as informações, para que haja possibilidade das anotações dos dados necessários ao atendimento, principalmente o endereço.

A equipe do Samu Regional Rio Claro conta com profissionais altamente capacitados e treinados para o atendimento de emergência. A equipe técnica é integrada por 14 médicos, 4 enfermeiros, 9 condutores, 9 técnicos auxiliares de regulação médica, 6 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar de serviços gerais, 1 coordenador geral e 1 diretor médico. Na Regional, que reúne as cidades de Santa Gertrudes, Ipeúna e Corumbataí são mais 32 profissionais. O serviço também tem conexão com Analândia e Itirapina. A direção médica é de responsabilidade do Dr. Jair Vergínio Jr.

A sede em Rio Claro está localizada na Avenida Brasil nº 880.

Pular para o conteúdo