Para esta quarta e quinta-feira (23 e 24), no período da manhã, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – da Fundação Municipal de Saúde está marcando nebulização no bairro de São Benedito para combater possíveis focos do mosquito da dengue.
O CCZ está alertando a população sobre a necessidade de colaborar com o trabalho dos agentes de combate, pois é de fundamental importância que as ações de contenção da doença possam ser realizadas.
Os agentes encontram dificuldades em realizar a busca ativa, que é a visitação nas casas para localização de possíveis focos larvários e nebulização. Esse trabalho é realizado por toda a cidade.
Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem durar até 450 dias no seco, eclodindo em dois minutos após o contato com a água. O período de chuvas está iniciando e com ele aumenta o número de criadouros, principalmente nos quintais, calhas e lajes.
A única prevenção contra a dengue é a eliminação dos focos do mosquito transmissor que são quaisquer locais com água parada. Eles não gostam de água suja ou luz. Oitenta por cento dos criadouros estão dentro dos imóveis pelas condições ideais que encontram: água limpa, sombra e pouco vento. A proliferação acontece em canaletas de box, ralos, calhas, vasos, buraquinhos de azulejos, brinquedos no quintal, baldes, bacias e outros utensílios onde haja água parada.
O período de chuvas intensas terá início contribuindo para o aumento de criadouros. As equipes de prevenção à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro já iniciaram os preparativos necessários para o trabalho de campo que será exigido nos próximos meses. Na próxima segunda-feira (21) será encerrado treinamento específico que acontece no NAM – Núcleo Administrativo Municipal.