Nos dias 23 e 24 deste mês a Fundação de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e de seu departamento de Informação, Educação e Comunicação (IEC) ministrou palestra sobre a dengue para 1400 alunos da Educação Infantil e Ensino Médio do Colégio Puríssimo. As palestras foram realizadas no Salão Nobre daquela tradicional instituição de ensino rio-clarense.
As crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de assistir a um filme produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, que mostra o ciclo do mosquito Aedes aegypti, ampliando assim o conhecimento dos estudantes sobre como combater o vetor dessa doença grave. A idéia é que os alunos repliquem esse conhecimento, levando informações aos seus familiares, vizinhos e amigos para que todos se envolvam no trabalho preventivo contra a dengue.
A continuidade das ações de prevenção à dengue também foram direcionadas às empresas Colinas e Centrovias, concessionárias de rodovias que servem o município de Rio Claro. No caso da Colinas, a empresa colocou em seu painel informativo, na Rodovia Fausto Santomauro, as instruções e orientações do programa “Brasil contra a Dengue”, estendendo a mensagem também a outros 23 painéis localizados em estradas das quais a empresa detém concessão.
A Centrovias, por sua vez, entrou na parceria com a Fundação Municipal de Saúde assumindo o compromisso de distribuir folhetos informativos sobre a campanha nas cabines de cobrança de suas praças de pedágio. O Centro de Controle de Zoonoses alerta, no entanto, que essas campanhas obterão melhores resultados com a participação efetiva da população, bastando que as pessoas colaborem jogando lixo em locais adequados e não permitindo que a água se acumule em recipientes nos quintais e dentro das residências.
O cuidado e as campanhas têm sempre o mesmo objetivo: evitar que haja epidemia de dengue no município.