O município de Rio Claro conta a partir dessa sexta-feira, 05, com o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i) em novas e modernas instalações localizadas na Rua 11 nº 1945, esquina da Avenida 18, bairro Santa Cruz. O acolhimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. O telefone é o 3523-3754.
O Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) tem como principal finalidade assistir crianças e adolescentes do município, com idade entre três e 18 anos incompletos, que apresentem transtornos severos e persistentes como autismo, psicose e neuroses graves. A unidade também terá condições de tratar casos de transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
“Este é um momento em que reconhecemos os objetivos que estão sendo alcançados em nosso governo”, observou o prefeito Du Altimari na solenidade de inauguração, ao elogiar o trabalho de toda equipe da Fundação Municipal de Saúde, que tem resultado em qualidade dos serviços e acolhimento da população. Du Altimari agradeceu a colaboração da Câmara Municipal, que aprovou a criação dos cargos para o funcionamento do serviço; e lembrou os avanços da administração na melhoria do atendimento da urgência e emergência e, agora, na excelência da Saúde Mental. “É mais um equipamento da Saúde no município”, considerou.
O secretário de Saúde, Dr. Marco Aurélio Mestrinel, também destacou o trabalho de toda sua equipe e agradeceu os esforços da administração municipal. Mestrinel comentou sobre o destaque do município no atendimento na área de Saúde Mental, pois dentre os 26 municípios que integram a Regional, Rio Claro é considerado o melhor e mais completo em atendimento.
A coordenadora do Programa de Saúde Mental de Rio Claro, Cristiane Gava, foi muito aplaudida pelos presentes e em sua fala considerou “o dia muito especial para a Saúde Mental”, pois a luta é de muitos anos “e só nesse governo conseguimos conquistar”.
A vereadora Raquel Picelli, falando em nome do Legislativo, comentou sobre o trabalho político da Câmara Municipal, em especial da vereadora Maria do Carmo Guilherme, para que Rio Claro pudesse ser contemplado com uma unidade do Caps i. “O governo está cumprindo o seu papel social e de política humana”, finalizou.
A inauguração do Caps i teve também a presença da primeira-dama Rosana Altimari; da vice-prefeita e secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente Olga Salomão; do diretor geral da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho; do diretor médico da Atenção Básica, Dr. Geraldo Oliveira Barbosa; do secretário de Cultura, Sérgio Desiderá; do Dr. Sergio Dallaneze, representando a presidente da OAB, Dra. Rosa Catuzzo; da presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosane Victória da Silva; os vereadores Paulo Guedes, Julinho Lopes e Maria do Carmo Guilherme; da coordenadora da nova unidade, Andreza Pin Scaglia; e demais funcionários da Fundação Municipal de Saúde.
A Fundação Municipal de Saúde do município mantém o Programa Municipal de Saúde Mental atendendo nas unidades Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas), Caps i (infanto-juvenil) e dois ambulatórios: o Cesm (Centro de Especialidades em Saúde Mental) e Criari (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro).
O Programa de Saúde Mental é aberto à população e destinado a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. O atendimento é individual, em grupos, visitas domiciliares, assistência à família e atividades comunitárias.