Profissionais de educação receberam orientações sobre prevenção e promoção em saúde mental.
A Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro realizaram atividade na quarta-feira (6) com foco na saúde mental de crianças e adolescentes. “Durante o encontro, profissionais de educação receberam orientações sobre prevenção e promoção em saúde mental de crianças e adolescentes”, destaca Valéria Velis, secretária municipal da Educação.
A atividade foi ministrada por Nathália Rodrigues, que coordena o setor de saúde mental e reabilitação da Fundação de Saúde. A profissional levou informações aos gestores e professores sobre a saúde mental infantojuvenil, orientando-os sobre o acesso à rede pública de saúde. Também foi apresentado um breve diagnóstico da situação do pós-pandemia e os serviços especializados que há em Rio Claro e que estão disponíveis para atender o público infantojuvenil.
“A atenção psicossocial também preconiza as ações de promoção à saúde mental fora da unidade de saúde, por isso trabalhamos em orientações extramuros”, observa Nathália, acrescentando que o objetivo da atividade foi disseminar as informações sobre questões relacionadas à saúde mental para os educadores. “Eles são parte fundamental neste processo, já que conhecem os alunos e estão diariamente com eles”, pontua Nathália.