A coordenação da campanha de vacinação contra a gripe em Rio Claro intensifica as ações até a quarta-feira (30) por causa do feriado prolongado. O público poderá comparecer nas unidades de atendimento de saúde para receber a dose, sempre no horário das 8 às 17 horas.
No sábado (26) foi realizado o Dia “D” da vacinação, quando todos os postos do município permaneceram abertos, exceção da unidade do Boa Vista, que se encontra em reforma. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde, mais de cinco mil pessoas foram vacinadas no sábado, totalizando 8.392 pessoas desde o início da campanha.
As pessoas acamadas receberam a vacina no sábado. A Fundação Municipal de Saúde disponibilizou veículos para atender esse grupo, chegando a mais de 400 pessoas visitadas.
O grupo mais atendido na primeira semana de campanha foi o de idosos, com um total de 4.284 pessoas. Em seguida foi o grupo das crianças com um total de 1.976 e depois foram registrados os doentes crônicos com 1.035 vacinados.
A novidade deste ano na campanha de vacinação da gripe é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puerperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, nisso estão incluídos hipertensos e diabéticos.
A campanha será encerrada dia 9 de maio e é patrocinada pelo Ministério da Saúde.