Considerada uma das mais importantes áreas de trabalho para a saúde pública, a diretoria de medicina preventiva de Rio Claro tem novo comando. O médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde, assinou quinta-feira, 29, a portaria de nomeação da médica Márcia Borges Machado como responsável pelo setor.
Márcia retorna ao cargo após um ano, período em que a diretoria teve Suzi Berbert como diretora interina. Na próxima semana, deverão ser anunciados novos nomes para compor as diretorias do setor de saúde do município. “Estamos fazendo os ajustes na equipe para atender nossas demandas”, confirma Mestrinel, que assumiu a Fundação de Saúde no dia 20.
Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Márcia é médica pediatra com especialização em infectologia pediátrica e controle de infecção hospitalar. Fez mestrado em ciências biológicas, possui título em terapia intensiva e é membro do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A Diretoria de Medicina Preventiva abrange os setores de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária, sendo responsável pelo suprimento de vacinas e soros distribuídos nas unidades de saúde e pelo apoio técnico em programas de saúde no município. Também faz o acompanhamento de agravos à saúde e de doenças transmissíveis, orientando e desenvolvendo ações de prevenção e controle. Fiscaliza, ainda, a produção e comercialização de produtos de higiene pessoal, medicamentos, alimentação e os ambientes públicos e privados que possam colocar em risco a saúde dos usuários. O combate à dengue é uma prioridade no trabalho da diretoria de medicina preventiva.