Em sua primeira semana de trabalho à frente da Secretaria de Saúde de Rio Claro, o médico Geraldo de Oliveira Barbosa realizou diversas reuniões setoriais para priorizar ações funcionais e estruturais da Fundação Municipal de Saúde.
Com formação em clínica médica, especialização em Medicina do Esporte e ampla experiência na área de saúde pública como médico concursado e diretor da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Geraldo assume a secretaria e a presidência da Fundação com o propósito de reforçar os planos da administração municipal em investir na ampliação da Atenção Básica com foco principal na Saúde da Família.
“Muitas ações já foram realizadas pela Fundação de Saúde na Urgência e Emergência e Atenção Básica, no entanto vamos continuar com o plano de trabalho de fortalecimento da estratégia de Saúde da Família e nisso vamos trabalhar muito”, destaca o novo secretário, esclarecendo que o município acompanha essa prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Uma das propostas na nova fase da Fundação de Saúde é reivindicar mais médicos para o município à medida que as equipes de Saúde da Família estejam ampliadas. “Deveremos ter quatro novas equipes para este ano e mais cinco programadas para 2015, o que vai exigir mais médicos voltados para este programa”, observou Dr. Geraldo.
“Sem negligenciar os demais setores, como a Urgência e Emergência e as Especialidades, mas temos que considerar que a Atenção Básica é a porta de entrada e o elo estruturante de todo o sistema de saúde, por isso a Fundação de Saúde pretende a ampliação dessa cobertura, a valorização do seu papel e das atividades de cada profissional”, acrescentou o secretário.