MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de fevereiro de 2013 Fundação de Saúde

Secretários defendem ações conjuntas para a saúde

Na manhã de hoje, 4 de fevereiro, secretários e representantes de 16 municípios participaram do encontro de secretários da saúde organizado pelo COSEMS/SP – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, da regional de Rio Claro, que reúne 26 cidades.

A reunião foi realizada no auditório da Santa Casa de Rio Claro e contou com a presença de representantes das cidades de: Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Analândia, Piracicaba, Rafard, Capivari, Itirapina, Elias Fausto, Rio das Pedras, Araras, Conchal, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro, Franco da Rocha e Cordeirópolis (diretores do COSEMS).

A finalidade do encontro foi discutir a estrutura do SUS, o papel do secretário frente aos desafios da saúde e alinhavar o estreitamento de relações buscando ações em conjunto, pois a opinião unânime é de que não há condições de se pensar em saúde pública sem articulação regional.

A vice-prefeita Olga Salomão, que é gestora em saúde pública, acompanhou a abertura dos trabalhos e em seu pronunciamento reiterou o fortalecimento do atendimento básico como o grande instrumento para aliviar a sobrecarga cada vez maior dos municípios por falha de outras estruturas, em especial a do Estado.

“É urgente a necessidade de organização da rede básica e isso vai exigir um esforço muito grande de nossa parte, mas só assim vamos obrigar o governo do Estado a assumir o seu compromisso”, comentou.

Depois das discussões técnicas, os secretários definiram a participação no congresso estadual, que deverá acontecer na cidade de São Bernardo do Campo, em março próximo.

Na reunião também estiveram o secretário de saúde de Rio Claro, Dr. Marco Aurélio Mestrinel; o diretor administrativo da Fundação de Saúde, Edison Rodeigues; Antonio Carlos Stivalli, apoiador do COSEMS e o provedor da Santa Casa, professor José Carlos Cardoso.

Pular para o conteúdo