A segunda etapa da campanha anual de vacinação contra a poliomielite será realizada neste sábado, 14, em Rio Claro. Devem ser imunizadas crianças com até cinco anos de idade. Os pais e responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança para a necessária atualização. Além da vacina, será feita avaliação nutricional nas crianças de até dois anos.
Para assegurar a imunização de todas as crianças na faixa etária indicada, a Fundação de Saúde está mobilizando 160 pessoas e colocará 30 postos de vacinação à disposição da população, incluindo as unidades básicas de saúde do município. Todos os postos funcionarão das 8h às 17h. A Fundação de Saúde alerta que os pais não devem perder a oportunidade de imunizar os filhos já no sábado, evitando aborrecimentos posteriores, uma vez que, ao atingir a meta de 95% de vacinação estabelecida, as autoridades consideram que o objetivo proposto foi consumado e, portanto, encerra-se a campanha. “Na prática, recomendamos aos pais e responsáveis para levaram seus filhos para imunização já no sábado, 14”, assinala o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, o alerta é fundamental já que ao final do horário de vacinação (17 horas), se confirmado o cumprimento da meta, a vacina não estará mais disponível posteriormente.
Na primeira etapa da campanha nacional realizada em junho, previa-se vacinar 11.730 crianças. Em quatro dias, no entanto, a meta foi superada em 246 doses, atingindo 95% do universo de crianças previsto e resultou em recorde de cobertura vacinal, com 102,12%. “Os números da primeira etapa representaram, sem dúvida, nosso melhor desempenho na campanha contra a poliomielite nos últimos anos”, afirma a enfermeira Ivana Freschi de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município.