Com uma adesão considerada excelente, a Semana de Combate à Sífilis desenvolvida pelo Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, prossegue até o domingo, dia 06, com a equipe realizando teste rápido na população.
O atendimento durante toda semana caminha para os últimos dois dias com a seguinte programação: sábado (05), das 15 às 18 horas, na Avenida 42 próximo ao Lago Azul; e dia 06, das 19 às 21 horas, na praça Dalva de Oliveira.
O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no dia 19 de outubro e tem como objetivo mostrar que a doença tem cura, mas que é necessário investir na prevenção com sexo seguro e protegido. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro mantém o programa de orientação, prevenção e combate à doença e seu tratamento encontra-se disponível em todas as unidades de saúde.
A Sífilis é uma doença de transmissão sexual, causada pela bactéria Treponema pallidum. O contágio pode ocorrer por relação sexual (vaginal, oral ou anal) ou na gravidez, de mãe para filho. A incidência ocorre com mais freqüência na faixa etária entre os 15 e os 44 anos.
De acordo com o Programa DST/Aids de Rio Claro, no ano de 2012 o município notificou oito casos de sífilis congênita (transmissão de mãe para filho), 14 casos em gestantes e 21 casos não especificados e latentes.