MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de novembro de 2010 Fundação de Saúde

Semana de conscientização sobre diabetes no Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso de Rio Claro promove, de 16 a 19 de novembro, atividades diferenciadas aos seus frequentadores, visando orientar os idosos diabéticos para que aprenderam a viver bem com a doença. As atividades fazem parte das programações do Dia Mundial da Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

Segundo as técnicas do Centro Dia, sabendo controlar a diabetes o idoso pode viver muito bem e com melhor qualidade de vida, tornando-se independente e ativo por mais tempo. Elas explicam que a diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

O programa terá orientações e prática das atividades físicas indicadas para este público e caminhada com a fisioterapeuta Ana Carolina Silva. “Com a prática dos exercícios, a glicose do sangue tende a diminuir, contribuindo para o controle da doença, e pode também evitar doenças do coração, controlar a pressão arterial, oferecer sentimento de bem-estar, redução do estresse, diminuição dos níveis de colesterol e ajudar no controle de peso”, afirma a profissional.

Também estão previstas atividades terapêuticas e lúdicas, as quais serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, naturóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

 De acordo com Edna Ferrari, coordenadora administrativa do Centro Dia do Idoso, a equipe fará um cardápio apropriado para esta semana, oportunidade para os idosos saborearem pratos variados e sobremesas deliciosas, todas diet, pois o diabético precisa de uma dieta balanceada, fundamental para manter o nível de glicose no sangue o mais próximo possível do normal, evitando futuras complicações da doença.

Skip to content