As equipes de prevenção à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizam a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, no período de 24 a 28 de março. A Secretaria de Educação e Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da prefeitura também irão participar com ações de conscientização.
Durante a semana os agentes de saúde e multiplicadores de informação farão palestras na rede municipal de ensino, visitações em bairros, distribuição de kit educativo constando todas as informações sobre o perigo da dengue e quais as ferramentas de prevenção da doença e divulgação de folhetos da coletiva seletiva de lixo, que passou a atender todos os bairros.
No tempo seco os ovos da fêmea do mosquito transmissor ficam depositados e com as chuvas a tendência é proliferarem em forma de larvas, por isso os cuidados devem ser redobrados. As pessoas devem verificar possíveis focos de proliferação em seus quintais, entulhos, vasilhas abertas, pneus, vasos e todos os locais possíveis de armazenamento de água limpa.
A população também precisa colaborar com o trabalho do agente de saúde permitindo que a propriedade passe por inspeção.
De acordo com lei regulamentada no final do ano passado em Rio Claro, casos de negligência observados na fiscalização da dengue serão notificados e passíveis de multa que pode chegar a mais de R$ 600,00.