Aberta oficialmente nesta segunda-feira, 19, a 29ª Semana do Idoso de Rio Claro, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com várias outras secretarias municipais, incluindo Educação, Cultura, Ação Social e Fundação de Saúde. O evento prossegue até dia 23, com atividades diárias e diversificadas.
O ato de abertura, que reuniu o prefeito Du Altimari, a presidenta do FSS, Rosana Pinhatti Altimari, vereadores Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, Sérgio Desiderá e Julinho Lopes, bem como o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Carlos Riani e o gerente de negócio do Banco do Brasil, instituição patrocinadora do evento, André Luiz Proença Pereira. Diretores e assessores municipais e participantes de grupos da Terceira Idade prestigiaram a abertura.
Na ocasião, foram proclamados e premiados os estudantes que venceram o Concurso de Redação criado especialmente para a 29 Semana do idoso, que este ano adota o teme “Envelhecimento Digno: Rio Claro Acolhe essa idéia”.
Na categoria para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II), faixa etária de 21 a 59 anos, os vencedores representaram a Escola Celeste Calil, com Pedro Sabino em 1º lugar, Francisca Márcia Chaga de Souza (2º) e Wanderley dos Santos Ferreira (3º).
Na categoria reservada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, os destaques vieram, todos, da Escola Rubens Foot Guimarães, com a seguinte classificação: David Teixeira da Silva (1º), Jaqueline Moreira Barbosa dos Santos (2º) e Nicole Deyse Marques (3º).
Os estudantes Beatriz Souza Rio da Silveira Camargo (Escola Ephraim Ribeiro dos Santos), Amanda Guimarães Savaroli (Escola Jovelina Moratelli) e Samuel Guilherme Ribeiro da Silva (Escola Monsenhor Martins) classificaram-se, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
Por fim, na categoria 3, reservada a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II), na faixa etária de 15 a 20 anos, a premiação foi entregue à primeira colocada, Érica Aparecida Pereira, da Escola Jardim das Palmeiras, e à segunda colocada, Francisca Soraya Paulino, da Escola Victorino Machado.
Os primeiros colocados em suas respectivas categorias tiveram o privilégio de fazer a leitura de suas redações para o público presente, r4ecebendo justos aplausos pela qualidade dos textos, sensibilidade e envolvimento com a temática proposta.
O prefeito Du Altimari saudou a todos, destacou a importância da “sociedade garantir que os idosos participem ativamente da vida em comunidade”, notou que as “políticas públicas do país e de seu governo convergem para esse objetivo” e lembrou que a “experiência dos mais velhos é um patrimônio que os povos, desde os primórdios da civilização, sempre souberam respeitar e valorizar”.
“Temos consciência de quão fundamental é viver numa sociedade que seja inclusiva, que fomente a presença dos mais experientes no convívio social, que crie oportunidades para aumentar ainda mais essa participação dos idosos na vida da cidade”, sublinhou Rosana Altimari.
O primeiros colocados em cada categoria receberam um kit escolar, livro e medalha, além do direito de terem seus trabalhos publicados no Jornal Cidade de Rio Claro. Os segundos e terceiros colocados receberam kits, medalhas e livro.
Ainda sobre a solenidade de abertura, registre-se o sucesso da coreografia apresentada por um grupo da Terceira Idade, do Studio Tatiana Leite, que em breve estará representando Rio Claro nos Jogos Regionais do idoso.