A Rede de Cooperativismo Social realizou, no último dia 22, uma reunião com técnicos da saúde, técnicos da assistência social e usuários dos Caps de Rio Claro, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). As reuniões são feitas para capacitar e aprimorar os conhecimentos técnicos referentes às áreas sociais contando com a presença de Léo Pinho, que é representante estadual da rede e referência em projetos sociais.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, pela rede de Saúde Mental, e com a Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária.
“Essa reunião vem para reafirmar a importância da construção efetiva das organizações dos serviços públicos, Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas), para a validação da emancipação e real inclusão produtiva por meio do cooperativismo social”, comenta a coordenadora do Programa Flavia Codazzi.
“Temos que dar para o individuo uma perspectiva de futuro e, portanto, o SUS e o Suas precisam ser efetivos ao mostrar o caminho a deve seguir” ressaltou Léo Pinho em sua palestra.
Marta Ceccato, diretora de Planejamento Social da Secretaria Municipal de Ação Social, comenta sobe a importância de ter essa rede de cooperativismo social: “O fortalecimento desta rede beneficiará o trabalho das equipes técnicas no município para que, de fato, o fortalecimento de vínculos com os usuários aconteça, integrando as equipes do SUS e Suas.”