O Centro de Triagem e Hidratação (CTH) da dengue ou unidade de campanha montada pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro funciona há duas semanas com uma média diária de 400 atendimentos entre pacientes pela primeira vez, retornos, retirada de exames e outros casos não relacionados à dengue.
A Fundação Municipal de Saúde montou a unidade em poucos dias porque já havia um planejamento estabelecido caso fosse necessária uma intervenção mais efetiva no atendimento da dengue em 2015.
“A estratégia sempre existe para o caso do município necessitar de uma ação mais rápida e eficaz no combate a epidemias. Como houve esse avanço da dengue a Fundação de Saúde já tinha um plano de ação e foi fácil a mobilização”, explica o secretário de Saúde Dr. Geraldo de Oliveira Barbosa.
No CTH da dengue a população conta com uma estrutura de equipamentos utilizados em hospitais e emergências. Antes de iniciar a consulta, o paciente é submetido ao monitor multiparâmetro, que é um aparelho de urgência responsável pelo monitoramento de todos os sinais vitais da pessoa. Ele fornecerá um relatório para avaliação do médico.
Além disso, a unidade de campanha conta com o glicosímetro, aparelho de medição da glicose; e na ala especial de estabilização, ou UTI, estão à disposição um desfibrilador e um tanque de oxigênio.
Com relação aos materiais, a Fundação Municipal de Saúde tem o monitoramento dentro do CTH para controle completo de seus estoques, onde se incluem soros, sais, seringas e todos os equipos de enfermagem utilizados no atendimento de saúde.