MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de novembro de 2014 Fundação de Saúde

Unidade de Saúde de Assistência vai ampliar o atendimento

A Unidade Básica de Saúde do Distrito de Assistência está atendendo provisoriamente em área do “Projeto Esperança”, órgão vinculado à Escola Municipal “João Batista Maule”, enquanto as obras prosseguem no prédio atual para sua conversão em Programa de Saúde da Família. O endereço é Avenida 1 s/nº, ao lado da subprefeitura, telefone 3524-8474.

Com a conversão, o posto terá sua equipe ampliada e atendimento muito mais próximo da comunidade. A previsão é de que a obra termine no começo de 2015.

O secretário de Saúde, Geraldo de Oliveira Barbosa, e o diretor de administração da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, estiveram reunidos com os moradores do Distrito para discutir as mudanças no atendimento.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. De terça e quinta-feira, no horário das 10h30, tem atendimento de clínico geral e de quinta-feira, às 9 horas, há consulta pediátrica.

Também são oferecidos os serviços de: dispensação de medicamentos e insumos para diabéticos, aferição de pressão arterial e diabetes, encaminhamento e agendamento de especialidades e exames, medicação e inalação.

O acolhimento, orientação e direcionamento de casos a outros serviços são realizados diariamente, durante todo o horário de funcionamento. A UBS da 29 é referência para atendimento ginecológico, curativos, dentista e vacinação.

A unidade de Assistência terá sua ampliação e reforma para fins de conversão ao Programa de Saúde da Família (PSF), num investimento de R$ 473.500,00, sendo R$ 313.000,00 dos cofres municipais e o restante vindo do Governo Federal.

Abrangência

O distrito de Assistência tem registrado, em média, 2.000 moradores desde a última pesquisa do IBGE (aproximadamente 500 famílias). Todos os moradores do bairro e também sítios vizinhos (Fazenda Santa Rosa, Assistência “de baixo”, Sertãozinho e Porto de Areia) são atendidos na UBS.

Após a conversão para o modelo de PSF haverá extensão do atendimento aos bairros Itapé e Batovi, que atualmente é prestado aos sábados por outra equipe da Atenção Básica.A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro colocou como eixo central dos trabalhos para os próximos anos os investimentos nas unidades de bairro, garantindo o acolhimento adequado ao usuário da rede pública. A proposta de fortalecimento da Atenção Básica é direcionada pelo Ministério da Saúde, que repassa recursos necessários para a viabilização das obras.

Pular para o conteúdo