Desde fevereiro de 2014 a Unidade de Saúde de Família do Jardim Progresso funcionava em uma casa alugada, que não era adequada para o atendimento. Com a nova sede, inaugurada na manhã de sábado (26), os moradores do bairro e região passam a ter local adequado para consultas médicas, aplicação de vacinas e realização de exames diversos. É o segundo prédio de USF entregue em maio pela prefeitura, que no início do mês inaugurou o do bairro Mãe Preta. Com essas USFs funcionando em prédios próprios, a prefeitura economizará cerca de R$ 80 mil anuais com os alugueis.
A USF “José Carlos da Silva” faz parte do rol de seis obras de unidades que foram abandonadas pela gestão anterior e retomadas no início da gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “É exemplo da seriedade com que tratamos a saúde pública em Rio Claro e da nossa preocupação crescente em melhorar a cada dia o acolhimento e ampliar o alcance da medicina preventiva”, disse Juninho durante a entrega do prédio. “Com as unidades de saúde que estamos entregando, vamos aumentar em mais de 40% esse atendimento à população”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, destacou os investimentos em Saúde feitos pelo governo Juninho. “Nunca a saúde em Rio Claro recebeu tantos investimentos como os que estão sendo feitos nesta gestão”, disse. “Estamos mudando o atendimento de saúde em Rio Claro, e isso passa por valorizar a medicina preventiva”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, salientou os avanços da Saúde neste mês de maio. “Está sendo um mês especial, em que o Espaço Mais Saúde chegou à marca de 10 mil pessoas atendidas no Espaço Mais Saúde, duas unidades de saúde foram entregues e conseguimos avançar para que o projeto do hospital municipal tenha início”, enfatizou.
O deputado estadual Aldo Demarchi também elogiou os investimentos feitos na Saúde Municipal e destacou o projeto do hospital municipal. “Acredito que agora, com o sinal verde do governo do estado e a disposição do Hospital Bezerra de Menezes em ceder o espaço que não usa à prefeitura, essa luta ganha novo impulso”, disse Demarchi.
Autora do projeto que dá nome à USF, a partir de uma iniciativa deixada na Câmara pelo ex-vereador Agnelo Mattos, a vereadora Maria do Carmo agradeceu a administração pelo empenho e pelos investimentos na saúde municipal. A vereadora, e cumprimentou os familiares de José Carlos da Silva, que foi motorista no setor de Saúde em Rio Claro.
A enfermeira Luciana Ovídio, responsável técnica pela unidade, coordena uma equipe de 18 profissionais no atendimento a mais de 1.500 famílias cadastradas do Jardim Progresso e bairros adjacentes. “Local adequado para a Unidade de Saúde da Família é essencial para garantir o bom acolhimento”, destacou.
O responsável médico pela USF é o médico generalista Luiz Eduardo Tancredi. O corpo médico também inclui a ginecologista Ana Elisa Dias e a pediatra Ada Bortolotti.
Representando o Conselho Municipal de Saúde, Arnaldo Fiório relembrou o início do Movimento Pró-Hospital, há seis anos. “Recolhemos mais de 20 mil assinaturas, mas a administração anterior não teve a sensibilidade de iniciar esse projeto. Agora, o governo Juninho teve a iniciativa de acolher essa ideia, e agora com trabalho e a união de todos vamos conseguir esse hospital para Rio Claro”, disse.
Também estiveram presentes à solenidade o vice- prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, a integrante do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Bellagamba, os vereadores Val Demarchi, Paulo Guedes, Irander Augusto, Julio Lopes de Abreu, Geraldo Voluntário e Adriano Latorre, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Domingos Almeida, o ex-vereador Agnelo Mattos, e integrantes da administração pública municipal.