11 de agosto de 2010 Fundação de Saúde

Vacinação antirrábica chega em Ajapi, São Miguel e Vila Verde

Equipes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro trabalham nesta semana em Ajapi, São Miguel e Vila Verde para vacinar cães e gatos. A vacinação antirrábica é gratuita e atenderá todo o município, inclusive, a zona rural.

No distrito de Ajapi, o trabalho se concentrará na região do Haras Morro Grande. O atendimento está sendo feito casa a casa pelas equipes de vacinação. Os proprietários devem apresentar a carteirinha dos animais.

No próximo domingo (15), das 8 às 16h, as equipes atenderão em três pontos fixos: na subprefeitura do Distrito de Assistência, na subprefeitura de Ajapi e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Mãe Preta.  Também no domingo será realizado atendimento no bairro Alan Grey e na Fazenda São José, em Ajapi.

A campanha, que segue até outubro, já imunizou contra raiva cerca de 3 mil animais. A meta do município é vacinar aproximadamente 35 mil. “A vacinação é de extrema importância para a saúde dos animais e para evitar possíveis acidentes envolvendo, inclusive, seres humanos”, afirma o veterinário Josiel Hebling, coordenador do Centro de Controle do Zoonoses.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida. Também os animais velhos e as cadelas prenhas devem receber a vacina. De acordo com a lei municipal de novembro de 1983, o proprietário de cão ou gato tem a obrigação de providenciar a vacina em clínica particular ou na campanha realizada pelo município.

Os proprietários que quiserem antecipar a vacinação são orientados a levarem seus animais até a sede do CCZ, que fica na Rua Alfa, no Distrito Industrial, e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. O telefone do CCZ é 3527-0309.