MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de junho de 2016 Fundação de Saúde

Vacinação contra a gripe prioriza gestantes

Rio Claro alcançou a meta de vacinação contra a gripe, mas continua com a campanha para os grupos prioritários até que se esgotem os estoques de vacina. A atenção principal agora é para o grupo de gestantes, que teve cobertura de 76,23% dos 80% previstos pelo Ministério da Saúde.

Novo boletim da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro registra um total de 55.369 doses ministradas para uma população estimada de 40.937, o que significou uma cobertura de mais de cem por cento no município.

Devem receber a dose os seguintes grupos: cidadãos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, puerperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida sócio-educativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Gripe ou Influenza

A transmissão da gripe ou influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Cuidados

Evitar aglomerações e ambientes fechados;

Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (usar lenços descartáveis ou proteger com o braço);

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

Lavar as mãos com freqüência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis;

Grávidas, crianças menores, portadores de doenças crônicas e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.

Pular para o conteúdo