Dos sete grupos recomendados para a imunização contra a Gripe H1N1, gripe A, apenas dois atingiram a meta de cobertura vacinal em Rio Claro estabelecida pelo Ministério da Saúde.
As informações estão em boletim divulgado nesta quinta-feira, 13, pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, e indicam que foram feitas mais de 42 mil vacinas, o que equivale a 60% da meta.
“Esperamos continuar contando com a colaboração da mídia para alertar as pessoas sobre a importância de se tomar a vacina”, observa a médica Márcia Borges Machado, diretora de medicina preventiva da Fundação Municipal de Saúde. A campanha começou oficialmente em 8 de março e tem término previsto para 21 de maio.
De uma população de 2.310 gestantes, 1.540 foram vacinadas. Entre as pessoas até 60 anos portadoras de doença crônica, de um total de 9.980, 6.209 se vacinaram. Entre os idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, a população é 4.695 e 2.253 foram vacinados. O maior grupo é o de pessoas de 20 a 29, com 32.810 pessoas. Destes, 22.207 foram imunizados. Com 30.567 pessoas, a faixa etária de 30 a 39 anos tem o segundo maior grupo e vacinou 3.825 pessoas, observando-se que, neste caso, o número de imunizados ainda é pequeno visto que a vacinação para este grupo foi iniciada na segunda-feira, 10.
A maior procura pela vacina foi verificada entre os profissionais de saúde, que totalizaram 2.714 vacinas, ou seja, 100% da população. O outro grupo que atingiu a expectativa foi de crianças até dois anos de idade, com 3.775 vacinas.
A vacinação contra a Gripe A continua sendo feita em todas as unidades básicas de saúde e nas unidades de saúde da família, segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.