Quem ainda não levou o filho para ser vacinado contra a paralisia infantil e sarampo tem até quarta-feira, 22, para providenciar a vacina. A informação é do setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, que divulgou na tarde desta segunda-feira, 20, o balanço da vacinação realizada no sábado. “Foi maravilhoso, nunca vacinamos tantos em um só dia”, afirma a enfermeira Ivana Freschi de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, foram vacinadas 10.092 crianças e 10.144 receberam a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
“No caso de ainda termos doses, vacinaremos até quarta-feira nas salas de vacina que abrem das 7h30 às 16 horas”, informa Ivana. O atendimento é feito em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs). A sala da Vigilância Epidemiológica, na região central, não está mais atendendo.
O setor de saúde ressalta que foi muito produtiva a parceria com a rede pública municipal de ensino e com algumas escolas particulares. “A divulgação que os educadores fizeram nos ajudou muito”, observa o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Pelo balanço da Vigilância Epidemiológica, faltam 800 doses da poliomielite e 1.600 da tríplice para Rio Claro atingir a meta de 95% de cobertura vacinal nestas duas campanhas.