As equipes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro já estão preparadas para iniciar a campanha de vacinação do HPV contra o câncer de útero em meninas com idade entre 11 e 13 anos.
A campanha acontecerá de 10 de março a 10 de abril e é uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o câncer de colo de útero. Os pais ou responsáveis devem levar a menina a uma das unidades de saúde do município para tomar a vacina. Ela deverá permanecer na unidade por 15 minutos logo após a aplicação da dose. O esquema vacinal será ministrado em três doses.
A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro esclarece que é obrigatória a apresentação da carteira de vacinas. Caso o documento tenha sido perdido ou extraviado será necessário que os pais ou o responsável retirem a segunda via.
Na semana passada a VE de Rio Claro reuniu-se com os profissionais da área de saúde e do setor de educação público e particular para fornecer todas as informações pertinentes à vacinação.
O Ministério da Saúde pretende vacinar 80% das meninas de 11 a 13 no Brasil. Em Rio Claro a estimativa é de que 4.283 meninas sejam vacinadas.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O câncer de colo de útero é a quarta causa de óbito em mulheres de 35 a 55 anos de idade, que provavelmente se infectaram na adolescência.
Em Rio Claro a vacinação acontecerá em horários e dias específicos de acordo com escala definida pela Vigilância Epidemiológica. Segue o cronograma:
2ª a 6ª – 16 às 17h30
UBS 29
UBS Wenzel
UBS Cervezão
UBS Vila Cristina
Vigilância Epidemiológica
Escala aos sábados – 8 às 16 horas
15/03
UBS Cervezão
USF Terra Nova
USF Mãe Preta
22/03
UBS Vila Cristina
USF Bom Sucesso
USF Jardim Novo
29/03
UBS 29
USF Flores
USF Palmeiras
05/04
UBS Wenzel
USF Guanabara
USF Panorama