A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou na tarde dessa terça-feira, 04, mais três casos de Influenza (gripe A) causada pelo vírus H1N1. Até agora são quatro casos positivos no município. Outras 26 pessoas com sintomas gripais foram tratadas com o medicamento Oseltamivir, conhecido como Tamiflu. Até o momento são duas mulheres e dois homens com diagnóstico confirmado.
Segundo a área médica, a melhor conduta a ser adotada é a vacinação dos grupos indicados para a campanha de vacinação da gripe, pois além de proteger a pessoa vacinada, a vacina contribui para diminuir a circulação do vírus protegendo a população.
Outra recomendação da VE é para a adoção da etiqueta respiratória, que é uma série de medidas preventivas por parte das pessoas com gripe, ou seja, uso de lenço descartável quando espirrar ou tossir e lavagem das mãos com água e sabão várias vezes ao dia.
A vacina contra a gripe continua sendo ministrada em todos os postos de saúde do município até o dia 14. Os grupos com indicação da vacina são: crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer idade gestacional, trabalhadores de saúde, puerperas que não receberam a vacina na gestação, doentes crônicos que apresentam problemas renais, hepáticos, respiratórios, cardíacos, neurológicos, portadores de diabetes, transplantados, obesos grau 3 e imunossupressão por doença ou medicamento.
Medicamento
Todas as equipes de saúde pública já receberam o novo protocolo para tratamento da Influenza ou gripe A, aprovado no VII Simpósio Estadual de Influenza, realizado em 20 de maio último, na cidade de São Paulo. O medicamento indicado e prescrito em receita médica já está sendo fornecido nos postos estabelecidos, que são:
Farmácia Popular
Farmácia do Cead
UBS 29
UBS Cervezão
UBS Vila Cristina
UBS Boa Vista
UBS Wenzel
Toda pessoa com sintoma de gripe deve procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação que constate o tipo de mal estar que está sendo observado.