MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de abril de 2011 Fundação de Saúde

Vigilância Epidemiológica de Rio Claro divulga estratégia municipal para a Campanha Contra Influenza 2011

O Brasil realiza neste ano a 13ª. Campanha de Vacinação contra Influenza – (gripe). Neste ano, além das pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores da saúde, gestantes, crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias. Neste caso, para melhor operacionalização serão vacinados quem completou dois anos em abril de 2011. No município de Rio Claro, a meta é vacinar pelo menos 80% dessas populações.

A vacina contém dois tipos de vírus de influenza que já estiveram presentes em campanhas anteriores – H3N2 e B/Brisbane, e também o vírus H1N1. Além disso, a vacina contém Timerosol/Neomicina como conservantes e é produzida em ovos embrionados de galinha.

A vacina que será utilizada neste ano é produzida pelo Instituto Butantan e é inativada (contém partes de vírus mortos), segura, eficaz e pouco reatogênica.

A vacina pode ser aplicada com qualquer outra vacina ou medicamento.

Até 10% das pessoas vacinadas poderão apresentar efeitos adversos esperados, como dor, febre, mal estar, vermelhidão e enduração no local da aplicação.

Estes sinais e sintomas, em geral, desaparecem espontaneamente em 48 horas.

Os doares de sangue não poderão doar sangue até 48 horas após a terem sido vacinados.

Não poderão tomar a vacina as pessoas que já tiveram reação anafilática a um dos componentes ou em dose anterior da vacina.

Orientações específicas por grupo a ser vacinado:

– GESTANTES – trazer consigo a carteira de pré-natal.

– CRIANÇAS – trazer a carteira de vacina. Não serão vacinadas sem esse documento. A criança deve preferencialmente vacinar-se na unidade em que sempre toma vacina.

– PESSOAS DE 60 ANOS ou MAIS (quem faz 60 anos até 31/12/2011) – deverão trazer consigo a carteira de vacina ou documento de identidade, caso não possua carteira de vacina.

– TRABALHADORES DE SAÚDE que prestam atendimento/investigação dos casos de infecção respiratória receberão a vacina na própria instituição onde trabalham (hospitais, AME, Cead, pronto-socorro, pronto-atendimento, maternidades, laboratórios, UBSs e USFs). Os integrantes deste grupo não serão vacinados por livre demanda nas salas de vacina das unidades de saúde.

Em Rio Claro, a 13ª. Campanha de Vacinação contra Influenza será realizada com a seguinte programação:

– Período da campanha – de 25/04/2001 a 13/05/2011

– De 2ª a 6ª-feira das 7h30 às 16h nas 14 salas de vacina do município, e das 8 às 16h na sede da Fundação Municipal de Saúde (Avenida 2, entre as ruas 3 e 4).

– No dia 30 de abril (sábado) haverá vacinação das 8 às 17 horas.

Mais informações pelo telefone (19) 3522-3606.

Skip to content