Na Semana Santa é tradição o consumo de pescados e desta forma a compra de tais produtos se intensifica. É preciso ficar atento para fazer uma compra segura. Veja alguns cuidados que a Vigilância Sanitária de Rio Claro recomenda à população.
Ao adquirir o pescado congelado o consumir deve-se tomar os seguintes cuidados:
a) Observar se a embalagem está íntegra, sem nenhuma violação. A rotulagem deve atender as normas sanitárias, tais como: data de embalamento, data de validade, lote do produto, informação nutricional, especificações do fabricante (nome da empresa, endereço, CNPJ, contato) e, principalmente, o número do SIF- Serviço de Inspeção Federal, que significa que o produto que foi inspecionado por órgão Federal e está em perfeitas condições para o consumo.
b) As condições de armazenamento também são muito importantes. Os pescados devem estar armazenados em freezers ou balcões gelados, que devem atingir de -12 a -18 °C.
c) Nenhum produto pode apresentar partes amolecidas, pois isto indica que houve descongelamento do pescado devido ao mau funcionamento do equipamento.
Caso o consumidor queira adquirir o peixe fresco deve observar os seguintes ítens:
O pescado fresco é aquele que nunca foi congelado e é conservado no gelo, mantido em temperaturas entre -0°C e -2°C.
• Sem areia, pedaços de metais, plásticos, poeira, combustíveis, sabão, detergentes e moscas.
• Úmido, firme e sem manchas estranhas na pele (peixes e moluscos) ou carapaça (crustáceos).
• Com os olhos brilhantes e salientes.
• Peixes – com as brânquias úmidas, brilhantes e entre a cor de rosa e vermelho intenso.
• Crustáceos – com a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
• Mariscos – frescos, só podem ser vendidos vivos.
• Polvos e Lulas – com carne consistente e elástica.
No caso de filés embalados, sempre verifique, além da consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, o peso líquido, a data de embalagem, o prazo de validade, a forma de conservação e a informação nutricional.
Cuidados na compra do pescado seco, como bacalhau salgado:
1. Verificar se o produto está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
2. A ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.
Uma dica importante para o consumidor é sempre adquirir o pescado (fresco, refrigerado ou congelado) ao final das compras. Essa atitude facilitará a manutenção da qualidade do alimento.
A Vigilância Sanitária intensificou suas fiscalizações em peixarias e supermercados que comercializam tais produtos para verificar as condições de funcionamento dos estabelecimentos e os cuidados com o armazenamento e manipulação dos pescados na cidade de Rio Claro.