MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de setembro de 2014 Agricultura

Vigilância Sanitária e Casa da Agricultura iniciam a fiscalização de produtos de origem animal

A Secretaria de Agricultura e a Fundação Municipal da Saúde de Rio Claro passarão a fiscalizar e autuar estabelecimentos e autônomos (ambulantes) que estão funcionando e comercializando produtos de origem animal de forma irregular. O trabalho será realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e Vigilância Sanitária.


A partir de 22 de setembro os fiscais sairão às ruas de Rio Claro para fiscalizar esses produtos, que são manipulados e comercializados de forma irregular, sem licença e sem higiene, colocando em risco a saúde da população. Todo estabelecimento que manipula produtos de origem animal está sujeito à fiscalização desses dois órgãos, com o objetivo de preservar a saúde pública.


O S.I.M. é o serviço sanitário do município responsável pela fiscalização e inspeção da industrialização de produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, pescados, mel e seus derivados. Já a Vigilância Sanitária monitora a comercialização desses produtos.


O primeiro produto a ser fiscalizado serão os queijos, que têm gerado muitas reclamações. Na sequência, será o mel. Outros produtos já vêm recebendo a fiscalização de maneira sistemática em estabelecimentos, que são denunciados ou não, por manipularem os alimentos de maneira imprópria.


A Vigilância Sanitária de Rio Claro, juntamente com o Instituto Adolfo Lutz, realizou em anos anteriores as coletas fiscais para análise do produto “Queijo Minas” e na oportunidade foi detectada contaminação em mais de 70% do material. A Visa encontrou coliformes fecais e diversas bactérias, por isso a importância de coibir a venda desses produtos sem os devidos critérios e normas de higiene.

Pular para o conteúdo