MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de fevereiro de 2014 Fundação de Saúde

Vigilância Sanitária fecha pizzaria por falta de higiene

No ano de 2013 a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro teve atuação bastante significativa na preservação da saúde pública ao realizar 6.113 fiscalizações, 140 autuações e 37 interdições.

O coordenador Agnaldo Pedro da Silva esclareceu que de todas as interdições procedidas, 40% foram relacionadas à manipulação de alimentos, alimentos estragados e vencidos e até mesmo por falta de higiene. Os outros 60% foram em estabelecimentos de saúde, como casas de repouso que não tinham condições de atendimento e farmácias e drogarias por causa de medicamentos vencidos.

Em uma de suas fiscalizações recentes, a equipe da Vigilância Sanitária constatou as péssimas condições de higiene de uma pizzaria que atende a região do São Miguel e Mãe Preta. Ao realizar a fiscalização, a Vigilância Sanitária deparou-se com baratas e moscas na área de produção de pizzas, geladeira com produtos não identificados e alguns deles estragados. No local ainda havia um forte odor de esgoto.

A situação foi considerada grave, pois o estabelecimento já havia sido autuado anteriormente, portanto, considerado infrator reincidente. O local permanecerá fechado por tempo indeterminado ou até que sejam sanadas todas as irregularidades e tenha condições sanitárias de funcionamento.

Os agentes da Vigilância Sanitária realizam ações capazes de eliminar ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde; e promovem a orientação e a fiscalização de estabelecimentos que comercializam ou fabricam medicamentos, produtos de higiene pessoal, limpeza e desinsetização.

Também é serviço da Visa a fiscalização de hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários e laboratório de análises clínicas, creches, orfanatos e asilos controlando situações que possam colocar em risco a saúde dos usuários, como a possibilidade de transmissão de infecções e o uso de produtos inadequados.

A Visa faz o monitoramento das águas do abastecimento público, fiscalização dos distribuidores de água para consumo humano, inspeção zoosanitária (criatórios e abatedouros) e fiscalização de agressões ao meio ambiente que possam trazer risco à saúde. Toda denúncia ou solicitação à Vigilância Sanitária deve ser feita no telefone 156.

Pular para o conteúdo