O departamento de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde reuniu todos os ambulantes que fizeram pedido de licença na prefeitura para trabalharem nos dias de carnaval. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 30, na sede da Vigilância; e foi conduzido pelo coordenador Agnaldo Pedro da Silva. O objetivo principal foi estabelecer as normas que todos deverão obedecer de manipulação de alimentos e higiene de suas barracas.
Agnaldo explicou que as mais de 60 pessoas presentes foram orientadas a preservar os alimentos perecíveis acondicionados em geladeira e somente utilizar vestuário na cor clara. Eles deverão providenciar a instalação de torneira e manter as condições de higiene completa em toda área de circulação, manuseio e utilização da barraca. A prefeitura será a responsável pelo fornecimento de energia elétrica.
“As pessoas que pretendem trabalhar na Rua 3-A e nas praças durante os dias de carnaval participaram da reunião, que foi muito proveitosa, e saíram de lá sabendo que a Vigilância vai fiscalizar”, observa o coordenador.
Segundo Agnaldo, os ambulantes também foram orientados a colocar em local visível a placa da lei anti-álcool, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Nos dias de carnaval a equipe da Vigilância Sanitária fará plantão para fiscalizar todos os pontos de alimentação montados em praças e nos desfiles; e percorrerá os clubes com a mesma finalidade.
O encontro da Vigilância também contou com a participação da Secretaria de Turismo, representada por Neusa Nicolau dos Santos.