A fiscalização especial realizada pela Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) da Secretaria da Agricultura prossegue na próxima semana com ações estratégicas visando à apreensão de produtos de origem animal impróprios para consumo.
A equipe encerra 12 dias de trabalho registrando uma tonelada de alimentos recolhidos em 21 estabelecimentos comerciais. Na vistoria os fiscais encontraram produtos sem certificação, estragados e vencidos.
Nessa semana as apreensões foram de 640 quilos de carne, 11 litros de mel, 7 quilos de queijo, 13 quilos de peito de frango e 10 quilos de pescados. Todo material recolhido foi descartado no aterro sanitário ou interditado no local com produto químico (água sanitária e detergente).
Os produtos de origem animal vencidos ou sem a certificação emitida pelo S.I.M. não podem ser comercializados, pois oferecem grande risco à saúde pública.
O S.I.M. é o serviço sanitário do município responsável pela fiscalização e inspeção da industrialização de produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, pescados, mel e seus derivados. Já a Vigilância Sanitária monitora a comercialização desses produtos.