MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de dezembro de 2013 Fundação de Saúde

Zoonoses orienta sobre cuidados com escorpiões e caramujos

A época de calor e chuvas chegou e com ela uma série de riscos à saúde pública porque aumenta a proliferação de bichos extremamente nocivos como é o caso de escorpiões e caramujos.

O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro – faz o alerta da população sobre a presença perigosa desses bichos e instrui os cuidados que devem ser tomados.

As orientações para escorpiões são o acondicionamento correto de lixo, pois ele atrai baratas, moscas e insetos que servem de alimento para aracnídeos; limpeza de terrenos e quintais que servem de abrigo e esconderijo e fechar ralos e vãos no período da noite. As pessoas devem verificar sapatos e roupas penduradas, principalmente em áreas unidas.

Segundo o CCZ,  as principais espécies de escorpiões encontradas em Rio Claro são: o amarelo, o marrom e bothriurus, um tipo pequeno geralmente encontrado em tapete de grama. Os números registrados pelo Zoonoses apontam 12 casos registrados no município em 2011 e 08 em 2012.

Em caso de picada do escorpião, a pessoa deve procurar o atendimento médico do PSMI, na Avenida 15 com Rua 2.

Para caramujos africanos bem presentes na época das águas, a orientação principal é recolhê-los com luvas e eliminá-los com fogo; limpar ao redor da casa e muros, locais onde o caramujo bota seus ovos por causa da umidade; nunca jogar sal. Este ano o Zoonoses encontrou exemplares contaminados por vermes transmissores de meningite e hemorragia intestinal.

Pular para o conteúdo