A abertura da Semana Ulysses Guimarães nesta segunda-feira (7), em Rio Claro, foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho do homenageado, como pessoa e homem público, especialmente na presidência da Assembleia Nacional Constituinte que, em 1988, promulgou a atual constituição federal.
“Ulysses foi sempre minha referência, os avanços que o Brasil conseguiu após 1988 resultaram principalmente de seu trabalho na elaboração da nova constituição”, afirmou o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB), que recebeu a medalha Ulysses Guimarães, anualmente entregue àqueles que se destacam na luta democrática. Baleia Rossi destacou que muitas coisas previstas na constituição federal ainda não saíram do papel e previu que, “quando isto acontecer, teremos um país ainda melhor”.
O prefeito Du Altimari se dirigiu de maneira especial aos alunos da Escola Municipal Marcelo Schmidt para dizer que o destaque alcançado pelo rio-clarense Ulysses Guimarães é um exemplo para todos aqueles que sonham em crescer e dar uma contribuição social. “Ulysses nasceu aqui e brilhou no mundo”, ressaltou.
A vice-prefeita Olga Salomão lembrou que Ulysses tem sua importância reconhecida por todos que militam na vida pública e cumprimentou “o PMDB por manter viva a memória deste grande estadista”.
Ruy Fina, presidente da Fundação Municipal Ulysses Guimarães, entregou ao deputado Baleia Rossi cópia da biografia de Ulysses elaborada pela equipe da fundação municipal.
Oswaldo Dante Manicardi, que foi assessor de Ulysses por 40 anos, disse que Ulysses sempre teve orgulho de dizer que havia nascido em Rio Claro. “Ele me chamava de irmão, então eu também me considero um rio-clarense”, afirmou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, observou que com a Constituição de 1988 o povo brasileiro ganhou políticas públicas que garantiram mais dignidade a todos.
A Semana Ulysses Guimarães, que foi instituída em lei proposta pelo então vereador Sérgio Guilherme, neste ano comemorou o 25º aniversário da Constituição do Brasil, promulgada em cinco de outubro de 1988, após trabalho da Assembléia Nacional Constituinte presidida pelo então deputado federal Ulysses Guimarães, que definiu a nova carta como “Constituição Cidadã”.
Do evento desta segunda-feira também participaram os vereadores João Zaine, Maria do Carmo Guilherme e Paulo Guedes; o ex-prefeito Álvaro Perin, o delegado seccional de Polícia – Francisco Hoppe, membros do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal, presidentes de partidos políticos locais e autoridades da região.