MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de abril de 2011 Fundo Social de Solidariedade

Agendamento para vacinação de acamados deve ser feito nas unidades de saúde

Assim como em anos anteriores, o setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro oferecerá no dia 30 de abril atendimento especial para os doentes acamados na campanha de vacinação contra a gripe. Para isto, a família das pessoas que necessitam deste atendimento domiciliar deve fazer a solicitação na unidade de saúde mais próxima da casa do doente, informando o endereço onde o acamado estará no dia 30.

A Vigilância Epidemiológica (VE) esclarece que é “indispensável que o responsável pelo acamado esteja na casa para receber a equipe de vacinadores”. A VE justifica a exigência com o fato de, em anos anteriores, ter perdido tempo e a possibilidade de fazer outros atendimentos por não encontrar as condições para realizar a vacinação do acamado.

Os vacinadores relatam algumas situações vivenciadas em anos anteriores e que dificultam o bom andamento dos trabalhos e atendimento do munícipe, como, por exemplo, 1) a equipe chega à residência e ninguém atende; 2) a equipe é atendida, mas recebe a informação que o acamado saiu; 3) a equipe é recebida no portão pelo próprio acamado; e ainda: 4) o portão está aberto, na casa tem cachorro e o próprio acamado grita lá de dentro “Pode entrar…”.

A campanha de vacinação contra a gripe será desta segunda-feira (25 de abril) a 13 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, em 16 salas de vacina, inclusive na sede da Fundação Municipal de Saúde (Avenida 2, entre as ruas 3 e 4), na qual o atendimento começará às 8 horas. No dia 30 de abril (sábado) a vacinação geral será das 8 às 17 horas nas 16 salas de vacina.

A vacina contém dois tipos de vírus de influenza que já estiveram presentes em campanhas anteriores – H3N2 e B/Brisbane, e também o vírus H1N1. Além disso, a vacina contém Timerosol/Neomicina como conservantes e é produzida em ovos embrionados de galinha. Mais informações pelo telefone (19) 3522-3606.

Neste ano, além das pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores da saúde que prestam atendimento em casos de infecção respiratória, gestantes, crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias. No município de Rio Claro, a meta é vacinar pelo menos 80% dessas populações.

Skip to content