MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de fevereiro de 2011 Fundo Social de Solidariedade

Aulas para novas turmas de Costura Industrial começam na segunda-feira

Começam na próxima segunda-feira (21) as aulas para duas turmas, uma à tarde e outra à noite, do curso de Costura Industrial realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro em parceria com o Senai.

São 32 vagas no total, 16 por turma. O curso é gratuito e realizado no Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Digital e Produtiva, um dos principais instrumentos da administração municipal na criação de oportunidade para pessoas de baixa renda e desempregados.

A escola Senai de Rio Claro, por intermédio do Programa Comtextil, fornece toda estrutura necessária às aulas, como maquinas de costura, professores, e insumos. A prefeitura entra com o espaço físico, seleção dos alunos, pessoal de apoio e faz o gerenciamento das atividades. “Essa parceria foi um grande sucesso no ano passado e para este ano queremos que seja ainda melhor”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Altimari.

O sucesso pode ser medido pela quantidade de inscrições, que ultrapassou 60 pessoas, o dobro do número de vagas. Segundo o Fundo Social de Solidariedade, inscritos que não foram atendidos nestas primeiras duas turmas, podem ser chamados para as próximas, que devem ser formadas a partir de maio.

Os cursos de costura industrial terão este ano 220 horas, com certificação do Senai, prefeitura e parceiros como Instituto Consulado da Mulher e Supersoft.

Além da capacitação em costura industrial, os alunos receberão orientação em informática básica e empreendedorismo, contando ainda com o benefício de uma semana de atividade voltada para a vivencia no trabalho dentro de uma unidade de produção em costura industrial. Também serão realizadas palestras sobre o MEI (Microempreendedor Individual), com o Sebrae, e sobre crédito, com representantes do Banco do Povo.

O objetivo é fazer os alunos receberem a maior quantidade de conhecimento possível, visando inclusão no mercado de trabalho, seja trabalhando em empresas ou iniciando o próprio negócio.

Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas no Centro de Qualificação Profissional, localizado na rua 4, 3311, Vila Operária.

Skip to content