MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de junho de 2011 Fundo Social de Solidariedade

Campanha para o descarte correto de remédios dobra recolhimento em maio

Mais oito farmácias aderiram à campanha realizada em Rio Claro pelo descarte consciente de medicamentos vencidos. Agora são 21 estabelecimentos recolhendo remédios fora da data e dando a destinação correta a esses produtos. A adesão dos rio-clarenses à iniciativa vem se traduzindo em números. O recolhimento de medicamentos em maio, quando foi lançada a terceira etapa da campanha, foi de 14.720 itens, mais que o dobro do registrado em abril, 6.486.

“O empenho de nossos parceiros tem sido essencial para que a campanha amplie o alcance entre a população”, comenta Rosana Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Essa colaboração, que também envolve entidades e empresas, mais a conscientização crescente da comunidade, tem muito a ver com o aumento de remédios recolhidos”, observa.

Os números divulgados pelo Fundo Social de Solidariedade mostram que em maio foram entregues à campanha 14.300 comprimidos, 272 vidros de medicamentos e 148 frascos de pomadas. Em abril esses números foram, respectivamente, 6.050, 314 e 122. Na soma, o aumento verificado em maio foi de quase 127% em relação ao mês anterior.

A campanha está na terceira etapa, com foco na massificação das informações sobre os riscos de se manter remédios vencidos em casa e os danos ao meio ambiente do descarte incorreto. Para colaborar com a campanha, basta deixar o medicamento vencido ou sem uso nas caixas de coleta distribuídas nas 21 farmácias parcerias.

Participam a Farmácia Unimed, Art-farmacos, Drogaria Novo I, Farmácia da Santa Casa, Pharmacia Cantinho da Terra, Farmácia Rhaizes, Drogaria Dinâmica, Droga Nossa, Drogaria São Caetano, Homeoderma Manipulação, Drogaria Avenida, Farmazul, Farmácia Saibreiro, Drogaria Panaceia, Nicpharma, Drogaria São Paulo, Drogaria Arco-íris, Drogadin, Drogaria Olinda, Drogaria Santana e Drogaria 26.

A campanha “Descarte Consciente” é realizada pela administração municipal em parceria com farmácias e apoio de empresas, entidades e comunidade. Os organizadores prepararam amplo material para multiplicar as informações sobre os perigos do descarte incorreto de medicamentos.

Cartilha

Elemento central da terceira fase da campanha, uma cartilha sobre o descarte de medicamentos vencidos será distribuídas em escolas da rede pública de Rio Claro. Com informações e orientações em forma de história em quadrinhos, o material também tem passatempos e utiliza uma linguagem leve e clara para tratar do tema.

Profissionais da rede municipal de ensino estão recebendo orientações complementares para serem repassadas aos professores, que poderão desenvolver atividades com os alunos em sala de aula. Folders e sacolinhas de descarte também foram providenciados para utilização como material de apoio às palestras em empresas.

Caixa Econômica Federal, Foz do Brasil, Sustentare Ambiental e MB Engenharia e Meio Ambiente patrocinam a ação. A realização é da prefeitura, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade junto com a Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, O apoio é da TV Claret, Rádio Claretianas FM, Rede Cidade Livre, Jornal Cidade, Tribuna 2000, Jornal Regional e Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc).

Pular para o conteúdo