Comunidade e autoridades reuniram-se na terça-feira (21) à noite em Ajapi para a inauguração do Centro de Inclusão Digital e Profissional naquele distrito. As instalações do centro passam a abrigar nesta etapa inicial uma academia que ministra aulas de artes marciais (jiu-jítsu), Sala de Inclusão Digital e um posto do projeto Livro Vivo, de incentivo à Leitura.
“O propósito do centro é propiciar à população do distrito – crianças, jovens e adultos – condições de acesso à capacitação para inserção no mercado de trabalho, inclusão digital, cultura e atividades esportivas”, anunciou a presidenta do Fundo Social de Rio Claro, Rosana Pinhatti Altimari, dirigindo-se ao público presente, onde se destacavam o prefeito Du Altimari, a vice-prefeita, Olga Salomão, os vereadores Maria do Carmo Guilherme e Julinho Lopes, os subprefeitos de Ajapi e Ferraz, respectivamente Antonio Luiz Stocco e Edvaldo Varussa, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Ruy Fina, e o presidente da associação de Moradores do Distrito de Ajapi, José Eduardo Santos. Os secretários municipais Luci Wendel Ferreira, de Ação Social, e Reginaldo Breda, de Esportes, representaram seus demais colegas e diretores presentes ao ato.
Ruy Fina destacou em sua fala o projeto Livro Vivo, que disponibilizará boa leitura para os moradores do distrito nas mais variadas áreas do conhecimento humano, com ênfase na literatura. Breda, titular da pasta municipal de esportes, confirmou que as aulas de jiu-jítsu devem significar apenas o começo de um projeto mais consistente de atividades esportivas para crianças e jovens daquela comunidade. A vereadora Maria do Carmo, por sua vez, lembrou que o centro inaugurado naquela noite era uma demanda justa e antiga da comunidade de Ajapi. “Há mais de 20 anos esperávamos por isso, e essa conquista evoca e ratifica o quanto essa comunidade é ativa, participante, evidenciando o profundo afeto que todos têm por este distrito”, assinalou.
A vice-prefeita Olga Salomão resumiu numa frase a importância que a obra representa para os cidadãos de Ajapi. “Que vocês valorizem, usufruam e aproveitem bem este espaço”, desejou. Já o prefeito Du Altimari dirigiu-se aos munícipes de Ajapi relembrando ações desenvolvidas nos últimos dois anos e meio em favor daquela comunidade e também do vizinho distrito de Ferraz. Citou o atendimento à saúde, serviço de ambulância, a disponibilização de um caminhão e de uma retroescavadeira para os trabalhos de manutenção naquela região do município. Altimari aludiu, ainda, aos investimentos imobiliários privados direcionados ao distrito, com a comercialização de 100 lotes residenciais e confirmou a intenção do governo municipal de levar para aquela região também moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, bem como comunicou que estão em fase final os preparativos para a construção da quadra de esportes coberta no distrito.
“Nossa atenção se volta para toda a cidade, as políticas públicas que estamos construindo e consolidando estão voltadas para toda a população, seja nos distritos, na zona rural ou no espaço urbano”, destacou.
Willian (o “Pololó”) e Bruno Alves, dois jovens residentes em Ajapi, receberam elogios dos oradores, especialmente da 1ª Dama, Rosana Altimari. Ambos trabalhadores, eles já se conhecem há vários anos e se aproximaram ainda mais depois que começaram a trabalhar na mesma empresa.
Willian, o mais velho, iniciou Bruno nas artes marciais, transmitindo ao amigo e colega as técnicas de judô e jiu-jítsu. Dispostos a compartilhar o que sabiam com as crianças e jovens do distrito, eles se propuseram a fazer um trabalho voluntário neste sentido. O projeto foi apresentado ao Fundo Social e à Secretaria de Esportes, que acataram a idéia e partiram para a ação. Bruno está satisfeito com os resultados. Os alunos da dupla, afinal, tiveram apenas duas aulas por enquanto (são realizadas sempre aos domingos), mas já demonstraram entrosamento e harmonia nos movimentos ao se apresentarem, sob aplausos, para o público e autoridades presentes na última terça-feira, à inauguração do Centro de Inclusão Digital e Profissional de Ajapi. A presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Rosana, enalteceu a iniciativa de Willian e Bruno, e não poupou créditos também a um grupo de empresários que atuam no distrito pelo apoio aos jovens e às ações que serão desenvolvidas no Centro.
“Este é o terceiro núcleo de capacitação que estamos colocando em atividade no município”, observou a presidenta do Fundo Social, anunciando que a unidade já oferece cursos de costura industrial e, a partir de julho, em parceria com o Sesi, vai iniciar também o curso de patchwork.