A unidade da Avenida Visconde do Rio Claro, do Centro Público de Qualificação Profissional, recebeu nesta quinta-feira, 20, às 16 horas, evento comemorativo da Semana da Mulher, realizado pela Câmara Municipal, com apoio da Prefeitura de Rio Claro.
Aberto ao público e com a participação de um grupo de 20 alunas do curso de Pintura em Tecido disponibilizado por aquela unidade, o evento apresentou palestra da advogada Ionita Krugner, que abordou o tema “O desafio da dupla jornada”. As vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, que atuam na organização da Semana da Mulher, acompanharam as atividades, que terminou com uma confraternização entre os participantes.
A palestrante, que é membro da Comissão da Mulher na OAB local, discorreu sobre as conquistas da mulher nos dois últimos séculos e assinalou a evolução de seus direitos, inclusive os trabalhistas, expressos na Constituição Federal de 1988. No entanto, frisou que há muito para ser feito, considerando que a dupla jornada – o trabalho fora de casa e a complexa compatibilização deste com as tarefas do lar – cobram providências, principalmente da medicina do trabalho, que precisa dar mais atenção às particularidades da mulher.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Rosana Pinhatti Altimari, ao qual o Centro Público de Qualificação é subordinado, reafirmou que as “ações desenvolvidas na área de qualificação têm a mulher como principal beneficiária”. Segundo Rosana, “a qualificação na sociedade atual é sinônimo de mulher mais confiante, mais independente, com autoestima elevada, pronta para desempenhar seu papel no mercado de trabalho e na vida social, o que é fator importante na construção da cidadania”.