MENU

accessible_forward Acessibilidade
20 de agosto de 2010 Fundo Social de Solidariedade

Curso de reciclagem com garrafas pet forma 40 multiplicadores em Rio Claro

Presidente do FSS de Rio Claro, Rosana (em primeiro plano, à direita) conversa com alunos do curso de reciclagem.

O Fundo Social de Solidariedade entregou nesta sexta-feira, 20, os certificados aos 40 alunos que concluíram o curso de reciclagem com garrafas pet, aplicado pela professora Sandra, da organização não governamental Apraeco, de São Paulo.  Os participantes foram divididos em dois turnos – manhã e tarde – e tiveram aulas diárias desde a segunda-feira, 16, no auditório anexo ao refeitório do Núcleo Administrativo Municipal.

Depoimentos de alunos confirmam que a capacitação foi bem aproveitada. “Eu tinha conhecimento razoável destes processos, de transformar garrafas pet em novos produtos a partir da reciclagem, mas o aprendizado proporcionado durante o curso ampliou significativamente minha bagagem neste aspecto”, avaliou o coordenador ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Edson Norberto Andrade, 45 anos. “O plástico dessas garrafas permite desenvolver a criatividade, desde que se tenha o domínio das técnicas para trabalhar o material que nos foram apresentadas aqui”, acrescentou Edson.

Rosana Altimari (primeira à direita) se disse encantada com beleza das peças produzidas com garrafa pet reciclada.

Monitora de ensino no Projeto Espírito Santo, que atende crianças das escolas municipais de educação infantil no horário oposto ao das aulas, Fabiana Pereira Miguel, 35, também confirma que conhecia “apenas o básico do trabalho de reciclagem com garrafas pet”. Segundo ela, o curso oferecido pelo Fundo Social demonstrou que as “possibilidades de utilização dessas embalagens são praticamente infinitas”.  Fabiana diz, ainda, que as aulas ministradas pela professora Sandra “resultaram em criações sofisticadas, mais elaboradas, agregando valor aos novos produtos que surgem derivados da reciclagem, estimulando a que as pessoas possam gerar renda com esse conhecimento”, acentua.

“Nosso objetivo ao ofertar este curso, que teve alunos como a Fabiana e o Edson, é replicar o conhecimento adquirido para a sociedade, as crianças, jovens, mães, incentivando atitudes que possam gerar renda, melhorar o orçamento familiar e, principalmente, reforçar nas pessoas a importância da consciência ecológica, com a transformação de lixo em novos produtos”, lembra a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Pinhatti Altimari que foi levar seu incentivo aos alunos na quarta-feira, 18.

Rosana explica que a “reciclagem é importantíssima na vida de uma cidade como Rio Claro, que tem comprometimento com o desenvolvimento sustentável, já que somos todos beneficiados com isso, em especial o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, enfatiza. “Esses 40 alunos serão, portanto, multiplicadores dessas novas técnicas de reciclagem com garrafas pet”, resume.

Skip to content