O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro está trabalhando para ampliar as oportunidades daqueles que querem trabalhar em estabelecimentos comerciais como supermercados e similares. “É um setor muito importante para a cidade na geração de empregos e por isso estamos também estamos atentos às necessidades de qualificação nessa área”, comenta a presidente do Fundo Social, Rosana Altimari.
Na quinta-feira (24) representantes da área de recursos humanos dos supermercados Enxuto, Paulistão e Lavapés participaram de reunião com a presidente do FSS para tratar do assunto. Além de buscar informações sobre as demandas dos supermercados em termos de mão de obra, a entidade também solicitou apoio para ações que o município está realizando na área da qualificação profissional.
O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, pretende investir ao longo de 2011 em cursos de operador de caixa, supervisor de caixa, atendente e balconista para frios e repositor de caixa, mirando principalmente pessoas desempregadas que querem recolocação no mercado de trabalho.
Esses cursos estão sendo organizados pelo Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva, um dos principais instrumentos da administração municipal para transformar velhas práticas de assistencialismo em oportunidades reais para as pessoas.