MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de novembro de 2013 Fundo Social de Solidariedade

Fundo Social entrega mais 42 aparelhos auditivos em Rio Claro

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro entregou nesta terça-feira, 26, mais 42 aparelhos auditivos para um grupo de 24 pessoas – 10 homens e 14 mulheres, na faixa etária de 40 a 82 anos. A maioria dos beneficiados recebeu um par de aparelhos. O produto, de alta tecnologia, é parte de um lote de 150 aparelhos adquiridos pelo Fundo Social em meados deste ano à empresa Starkey. Um primeiro lote já foi distribuído em setembro, beneficiando, então, 13 pessoas.

Em geral, os contemplados são idosos, mas há pessoas de meia idade também, informa a assistente social do Fundo, Sueli Russo Fier. Ela acrescenta que a triagem inicial é feita pela equipe do Centro de Habilitação Princesa Victoria. “Feita a triagem, eles nos enviam a relação dos que estão aptos a receber os aparelhos”, afirma. Sueli observa que a parceria com o Centro de Habilitação é importante. “É um trabalho de mão dupla, que concilia e otimiza esforços de ambas as partes”, avalia.

A presidente do Fundo Social, Rosana Pinhatti Altimari, que esteve à frente do programa de aquisição dos equipamentos, por entender que o deficiente auditivo não pode ficar ausente das políticas públicas, “principalmente aqueles que recebem pensões e aposentadorias insuficientes para bancar o custo destes equipamentos”, afirma também  que “a cada entrega dos aparelhos, é uma alegria para todos nós, e este sentimento é compartilhado por toda a nossa equipe”.

Após receberam os aparelhos no Fundo Social, os beneficiados são encaminhados para uma clínica especializada, onde é realizado o exame audiométrico para atualizar informações sobre o paciente.  Posteriormente, são feitos os moldes para a adaptação correta do equipamento ao ouvido do deficiente auditivo. “O processo também inclui a regulagem do aparelho, de forma que tudo é feito para que a pessoa obtenha o melhor resultado que o equipamento pode oferecer”, sublinha a assistente social Sueli.

Pular para o conteúdo