As mulheres rio-clarenses estão recebendo, por meio do Fundo Social de Solidariedade, oportunidades de aprendizado no setor de turismo e eventos, com cursos voltados às áreas de gastronomia, decoração e serviços. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
“Essas são áreas que crescem a cada dia e em que há demanda por profissionais no mercado”, comenta Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social.
Os cursos fazem parte do projeto “Incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo de mulheres rio-clarenses no setor de turismo e eventos”, desenvolvido pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Governo Federal, e Secretaria Municipal de Ação Social.
São 90 vagas direcionadas a mulheres com idade entre 16 e 70 anos, sendo 30 vagas para cada um dos três cursos. Cada um deles terá carga horária de 360 horas em aulas práticas e 200 horas de aulas teóricas. Nas aulas teóricas as alunas aprenderão sobre empreendedorismo; estrutura e elaboração de plano de negócios; conceitos e práticas de marketing; gestão financeira; e pacote Office.
“O cronograma das aulas é bem amplo e oferece, além do aprendizado específico sobre a área escolhida, conceitos de como administrar o negócio e prosperar na profissão”, diz Rosana. “São cursos relativamente longos, o que pede a participação de pessoas comprometidas e dedicadas a levar o aprendizado até o fim”, acrescenta.
O curso de gastronomia será ministrado pelo Senac e conta com grade abrangente incluindo, panificação, massas, saladas, risotos e confeitaria.
Quem optar pelo curso de decoração acompanhará aulas ministradas pela Nexus, com cronograma que inclui a elaboração de convites, decoração com balões, arranjos, bolos cenográficos e decorações temáticas.
No curso direcionado ao setor de serviços as alunas aprenderão sobre atendimento ao cliente, recepção para festas e eventos em geral, protocolo e cerimonial para eventos, entre outros.
As interessadas devem procurar o Centro Público de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva da Vila Operária (Rua 04, 3.311, Vila Operária) ou a unidade da Visconde (Avenida Visconde do Rio Claro, 150). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3524-2582 e 3524-4897.