MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de agosto de 2013 Fundo Social de Solidariedade

Parlamento do Idoso de Rio Claro começa a funcionar em setembro

Pessoas com 60 anos de idade, no mínimo, podem participar do Parlamento Municipal do Idoso de Rio Claro, que será escolhido dia 13 de agosto, às 8h30, com a presença de todos os interessados, no plenário da Câmara Municipal. A ficha de inscrição deve ser apresentada até as 17 horas desta sexta-feira, 9, na Biblioteca da Câmara, no terceiro pavimento do Paço Municipal.

Para participar do Parlamento o inscrito deve ser membro de grupos da Melhor Idade e de segmentos de idosos de Rio Claro, como o da Unesp, Ufa, Araps, Fundação Cesp e OAB, que poderão indicar seus representantes. Os parlamentares serão escolhidos por meio de sorteio, com 12 titulares e 12 suplentes, mantendo o mesmo número de vereadores do Legislativo rio-clarense.

O cargo de Vereador do Parlamento Municipal do Idoso é voluntário e as diplomações ocorrerão na Sessão de Posse, marcada para dia 4 de setembro, às 15 horas, também na Câmara Municipal. “É fundamental que a população idosa entenda a importância do Parlamento Municipal do Idoso, indique seus representantes, acompanhe e participe das discussões” afirma Lúcia de Fátima Nunes Hebling, Assessora da Política Municipal do Idoso de Rio Claro.

O período Legislativo do Parlamento Municipal do Idoso será de três meses – de setembro a novembro deste ano, prevendo a realização de uma reunião ordinária mensal, com a participação de todos os membros. A cada ano, um novo Parlamento será eleito. Após o cumprido o período Legislativo o Parlamento Municipal do Idoso poderá continuar a se reunir extraoficialmente com o Grupo de Protagonistas Sociais do Idoso (GPSI). O grupo citado decorre de projeto apresentado pela Assessoria da Política Municipal do Idoso da Prefeitura de Rio Claro, e está sendo desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade, com o apoio das Secretarias Municipais, Conselho Municipal do Idoso, Câmara Municipal e instituições de atendimento ao idoso.

O GPSI objetiva assegurar espaços de participação e acesso ao conhecimento e informação recorrendo a encontros entre gestores e a pessoa idosa, fomentando o debate e a reflexão para orientar os processos de planejamento, elaboração, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas direcionadas à população idosa em Rio Claro. A lei que define a política nacional do idoso, de 1994, determina em um de seus artigos que “o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política”.

O Parlamento Municipal do Idoso de Rio Claro foi instituído por Projeto de Lei de autoria das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli. Trata-se de mais uma conquista da população idosa em Rio Claro, concretizando assim o exercício pleno da cidadania, ampliando os espaços para que os idosos possam sentir-se em condições iguais para serem ouvidos e opinar sobre as suas prioridades e, sobretudo, ter poder para incluí-las nos processos de tomadas de decisões políticas.

Pular para o conteúdo