Em ato realizado nesta quinta-feira, 14, na sala de reuniões do Paço Municipal, os 24 membros – titulares e suplentes – do Parlamento do Idoso, órgão que funcionou pela primeira vez no município este ano, foram recebidos pelo prefeito Du Altimari.
A presidente Maria José Cerri Sittolin entregou ao prefeito um volume contendo demandas apresentadas pelo grupo, que ecoam reivindicações dos vários grupos e entidades representativas dos idosos no município. Altimari recebeu os documentos e afirmou que analisaria os pedidos.
Na avaliação do trabalho do Parlamento Idoso, o Prefeito destacou a importância do envolvimento efetivo da população idosa nas formulações das políticas locais. “Estou certo de que essa experiência que vocês tiveram até aqui foi útil para demonstrar as distinções entre os poderes Legislativo e Executivo, que são essenciais para que se entenda o que compete a um e a outro poder”. Segundo Altimari, ao conhecerem essa dinâmica diferenciada dos poderes públicos, o cidadão tem uma percepção melhor do que é a administração pública, suas responsabilidades, complexidades e limites, em especial quanto aos investimentos, que devem ser compatíveis com as receitas. “As grandes obras que vocês vêem em Rio Claro estão sendo construídas com recursos de fora, do governo federal, principalmente, com o qual temos uma relação muito próxima”, disse. “Encontraríamos muitas limitações se dependêssemos apenas da nossa arrecadação, das nossas receitas próprias”, explicou.
Para Maria José, que presidiu o Parlamento do idoso, inaugurando um novo mecanismo de participação política da comunidade, a iniciativa agregou experiência, mobilizou os idosos envolvidos e deixou claro que este movimento pode e deve prosperar nas futuras legislaturas. “É um trabalho fundamental, que deve ter continuidade e pede nossa união para evoluir”, enfatizou ao exortar seus colegas parlamentares a manter os laços, o interesse pelo debate e pela geração de propostas e práticas que possam incluir positivamente na vida da população idosa rio-clarense. “Nosso futuro é já, é agora”, alertou Maria José ao cumprimentar o governo municipal pela revitalização do espaço e a implantação da Praça de Exercícios para Idosos. “É um investimento que contempla toda a população, não apenas os idosos“, observou.
Ao dirigir-se aos membros do Parlamento do Idoso, a vereadora Raquel Picelli enalteceu o “espírito dinâmico, jovem e ousado” de todos eles. “É evidente que vocês souberam aproveitar com sabedoria o espaço, que mostraram muita dedicação ao trabalho de legisladores e que estão saindo fortalecidos desta vivência”, registrou. “Estamos certos de que irradiarão as experiências que acabam de incorporar a outros idosos da cidade, contribuindo para que outras lideranças da terceira idade surjam para compor o novo parlamento que será eleito ano que vem”, acrescentou Raquel.
Igualmente satisfeita com o desempenho do recém-criado Parlamento do Idoso de Rio Claro, a vereadora Maria do Carmo Guilherme antecipou que o grupo estará viajando a São Paulo, dia 26 deste mês, para conhecer a Assembléia Legislativa e dialogar com os deputados. Disse, ainda, que a atuação dos membros do Parlamento do Idoso “mudou o panorama da Câmara Municipal”. Essa capacidade de demonstrar orgulho de envelhecer com dignidade, de se sentir ativo e necessário na sociedade, foi saudada pela presidente do Fundo Social de Rio Claro, Rosana Pinhatti Altimari, que está à frente, com sua equipe, de um trabalho intenso, de ótimos resultados, com os grupos da terceira idade no Município. “Vocês nos dão um exemplo bonito de vitalidade, vontade, engajamento”, afirmou. “Sabemos o quanto foram importantes essas atividades realizadas no Parlamento do Idoso, a grande valia que esta experiência cívica e participativa acrescentou a vocês e que repercute também na sociedade”, continuou. “Estão todos de parabéns e ficamos muitos satisfeitos em apoiar e participar desta jornada” acrescentou. Da mesma forma que os demais presentes ao ato desta quinta-feira, a presidente do Fundo Social assinalou o empenho de uma de suas assessoras, Lúcia de Fátima Nunes, nas ações realizadas em prol do Parlamento do Idoso. “Uma colaboração inestimável”, definiu.
A forma determinada como os vereadores do Parlamento do Idoso assumiram suas responsabilidades foi salientada pelo procurador jurídico da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira Penteado, que orientou e assessorou os parlamentares no exercício da atividade legislativa. “Foram exemplares nos trabalhos, com assiduidade impressionante tanto dos titulares como dos suplentes, e mostraram uma energia incomum se comparados com os jovens”, notou.