MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de junho de 2012 Fundo Social de Solidariedade

Praça de Exercícios é entregue à comunidade

A primeira Praça de Exercícios do Idoso de Rio Claro será inaugurada nesta quinta feira (28) às 15 horas. A praça de exercícios fica na Praça Victória Bonini, na rua 3-A entre avenidas 44-A e 44-AB no Jardim Ipê.

“Vários fatores contribuíram para a escolha do local, entre eles o fácil acesso, o número de idosos residentes no entorno, e, ainda, a grande necessidade de revitalizar a Praça Victória Bonini e o Mini Centro Social e Esportivo Jardim Ipê”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade Rosana Pinhatti Altimari, acrescentando que essa era uma antiga reivindicação dos moradores da região, do Grupo da Melhor Idade Jardim Ipê e do Movimento Bandeirantes Núcleo Cidade Azul, que utilizam este espaço para suas atividades.

A praça é resultado de um convênio entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal, através do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro.

O repasse financeiro do governo do estado foi destinado à aquisição dos equipamentos. Em contrapartida, coube ao município a montagem, adequação e manutenção do local. A prefeitura contou também com a parceria da Prema Tecnologia e Comércio S/A para a construção do portal e da cerca que delimita a área em que estão os equipamentos.

Os equipamentos permitem a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialistas. Basta que sejam lidas atentamente as instruções que estão nas placas de orientação aos usuários.

A praça compõe-se de cinco estações auto-explicativas de fácil entendimento e visualização. Foram instaladas estação de barras paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; estação ergométrica, que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; estação rampa-escada, que aumenta a independência para atividades da vida diária e facilita o deslocamento; estação senta-levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; estação reabilitação com placa giratória, que melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; estação escada de dedos, que melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

“Mais três praças devem ser implantadas em pontos estratégicos do município, de acordo com a demandada e observando todos os critérios que envolvem a realização do convênio”, comenta Lúcia Hebling, assessora da Política Municipal do Idoso.

A Praça de Exercícios do Idoso foi criada com o intuito principal de prevenir quedas e auxiliar na recuperação de algumas fraturas mais freqüentes associadas a ombro e punho.

No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda e a freqüência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. Ao envelhecer ocorrem diversas mudanças no organismo que predispõem pessoas dessa faixa etária à queda, como fraqueza muscular de membros inferiores; alterações do equilíbrio; diminuição dos reflexos; alterações da marcha; alterações da pressão manual.

A recorrência das quedas na população idosa acarreta restrições funcionais seguida de isolamento social, podendo piorar o estado pré-existente, cardiovascular ou de depressão.

Pular para o conteúdo