MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de outubro de 2013 Fundo Social de Solidariedade

Prefeitura de Rio Claro incentiva empreendimentos sustentáveis

Retirar da natureza o que ela oferece para produzir bens de consumo sem agredir o meio ambiente, e reciclar materiais de difícil decomposição, diminuindo o entupimento de bueiros e o uso indevido do aterro sanitário já são práticas comuns em Rio Claro. Para reforçar esses trabalhos, há quase um ano a Secretaria Municipal de Ação Social ofereceu aos artesãos curso de biojóias, que deu origem ao grupo Jóias da Terra – Biojóias de Rio Claro. Paralelamente, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria desenvolve o projeto Saber Fazer, Saber Viver, onde são feitas bolsas a partir de banners e faixas já utilizadas.

As biojóias e bolsas feitas dentro dessas iniciativas são cada vez mais requisitadas pelos consumidores que respeitam a natureza. Assim, a Comissão de Meio Ambiente da OAB de Rio Claro programou um desfile especial, onde as próprias advogadas, juntamente com mulheres que trabalham na Câmara e na Prefeitura Municipal vão desfilar apresentando as biojóias e as bolsas de banners.

Também os demais Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) foram convidados a expor e comercializar produtos artesanais durante o desfile. Em sua maioria, os EES reciclam materiais de difícil decomposição, transformando-os em valiosas peças de decoração (banquetas feitas com pneus) ou brinquedos. Ótimas sugestões de presentes para o Natal que se aproxima.

Desfile beneficente na 4ª-feira

O 1º Desfile Beneficente: Sustentabilidade e Economia Solidária será realizado nessa quarta-feira (30), às 19h30, no Grupo Ginástico Rioclarense. As adesões custam R$ 15,00 e o valor arrecadado será destinado à Instituição Casa de Nossa Senhora. Interessados podem retirar adesões na Casa do Advogado (Avenida 7, nº 466, Centro) ou com os EES que participarão do evento.

Destaque

Tanto as bolsas quanto as biojóias aos poucos alcançam todo o território brasileiro e, transpondo barreiras internacionais, foram destaques no I Encontro Internacional de Economia Solidária realizado pela Universidade Lusófona em Lisboa, nos s dias 23, 24 e 15 de setembro.

Rio Claro destacou-se também em Portugal por ser o único município representado que conta com políticas públicas municipais na área de Economia Solidária já legalizadas; por possuir experiência em termos de produção, distribuição e comercialização e por possui espaço para funcionamento dessas atividades. O Programa Municipal de Economia Solidária, desenvolvido em parceria com a Unesp, cede espaço à oficina de biojóias no Centro Público de Economia Solidária, instalado na
Rua 10, em parte da área da antiga Unesp – Campus Santana. Já o projeto Saber Fazer, Saber Viver é desenvolvido no Centro Público de Inclusão Digital e Produtiva.

Pular para o conteúdo