A prefeitura de Rio Claro entregou na terça-feira, 21, à comunidade do Jardim Panorama, as instalações de uma cozinha industrial, que dá início ao Curso de Auxiliar de Cozinha, com 10 alunos matriculados. Em virtude da festa inaugural, a primeira aula foi transferida para esta quarta-feira, 22.
Participaram da cerimônia inaugural o prefeito Du Altimari e a presidenta do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município, Rosana Altimari, bem como a vice-prefeita, Olga Salomão e as vereadoras Raquel Picelli, Mônica Hussni Messetti e Maria do Carmo Guilherme, além de secretários municipais e diretores, representados na ocasião pela titular da pasta de Ação Social, Luci Wendel Ferreira. A comunidade local foi representada pelo presidente da associação de moradores do bairro, João Carlos Rabelo.
O curso referido resulta de parceria com o grupo Amigos da Boa Mesa, que reúne 30 empresários do setor de bares e restaurantes. ”O Fundo Social também programa para julho curso de salgadeiro, em parceria com o Senai e empresários de panificação, e outros cursos virão na seqüência”, anunciou Rosana durante o ato inaugural. Segundo a presidente do FSS, a inauguração da Cozinha Industrial no bairro, dentro da estrutura física da quadra poliesportiva do Jardim Panorama, “dá continuidade à sucessão de intervenções realizadas no local, que também mantém curso de costura industrial, com uma turma já formada e outra em andamento, fomentando ainda a inclusão de crianças e adolescentes como o programa Segundo Tempo, que enfatiza o esporte”. O Curso de Inclusão Digital, já completamente estruturado e com 10 computadores novos, deve funcionar dia 30 deste mês, com acesso à Internet.
Segundo a vereadora Raquel Picelli, a instalação da cozinha industrial do Panorama também atende reivindicação da Carta das Mulheres, entregue no início do mês ao prefeito Du Altimari por ela e suas colegas vereadoras Mônica Hussni Messetti e Maria do Carmo Guilherme. Para implantar a cozinha industrial, a prefeitura contou com parceria do governo estadual, por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. A emenda parlamentar que viabilizou a parceria é assinada pelo deputado Aldo Demarchi.
O prefeito Du Altimari classificou as intervenções na quadra esportiva do Jardim Panorama como resultado das políticas publicadas adotadas pela prefeitura nos últimos dois anos e meio, que revertem o conceito antigo e ultrapassado de só gerar obras e desconsiderar o papel fundamental do ser humano, das pessoas, no contexto de uma cidade. “Obras importam, sim, e muito, mas não se pode ignorar o acolhimento às pessoas, à população, que é o objetivo prioritário de nossas ações de governo”, lembrou.
A transformação por que passou o local desde o início da atual administração foi a tônica do discurso feito pelo presidente da Associação de Moradores daquele bairro, João Carlos Rabelo. “Essa quadra ficou esquecida durante muito tempo e só agora, a partir de 2009, passamos a conviver com ações contínuas da prefeitura aqui, reformando o espaço, inserindo cursos que são vitais para a comunidade, investindo na afirmação da cidadania”, disse.
Na ocasião, a presidente do Fundo Social e a vice-prefeita Olga Salomão foram homenageadas com flores pela comunidade do Jardim Panorama. “Temos de valorizar quem luta conosco pelo bairro” explicou Rabelo, estendendo os agradecimentos da população local a todos os que colaboram e participam, direta ou indiretamente, das transformações que vão sendo incorporadas ao bairro.