A presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Altimari, inaugurou nesta quinta-feira, 24, a Sala de Inclusão Digital, instalada no Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva, na Vila Operária, ao lado do Senai. Com a nova sala, quatro novos cursos entram na grade de capacitação, inclusive na área fisco-contábil.
Participaram da inauguração o prefeito Du Altimari, as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme e os irmãos Augusto e Alexandre César Mattos, diretores das empresas SuperSoft e Talklink, que integram a parceria com o Fundo Social para a realização do curso de Informática Básica. Trata-se de capacitação para uso do sistema operacional Linux e do pacote BrOffice. A responsável pela coordenação do centro, Lizete Segatto foi anfitriã na inauguração.
O prefeito Du Altimari elogiou a presença dos empresários na parceria, observando que de outra forma, “sem cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, essas realizações dificilmente se concretizariam”. Ele notou, ainda, que desde o início de seu governo o Fundo Social de Rio Claro “tomou outro rumo, diferenciado, alinhando-se ao princípio do acolhimento que norteia a administração municipal”. O prefeito explicou que “a preocupação da prefeitura, hoje, é prover condições para que as pessoas aprendam uma profissão, cresçam profissionalmente e atinjam seus objetivos como seres humanos”.
Rosana Altimari lembrou que o Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva foi estruturado pelo Fundo Social do município há quase um ano e neste período cresceu e ampliou a oferta de cursos de maneira surpreendente. “Felizmente, em tão pouco tempo estamos tendo a oportunidade de ampliar o atendimento, diversificar os cursos e contemplar parcela maior de pessoas que querem e precisam de outra perspectiva de vida pessoal e profissional”, disse.
Ao reafirmar sua gratidão aos novos parceiros da SuperSoft e Talklink, a presidente do Fundo Social destacou também outras parcerias que têm sido fundamentais ao desenvolvimento da proposta de ação do Centro de Qualificação. “Já renovamos para este ano a parceria com o Senai, contamos com o apoio do Sebrae, estamos bem servidos com esta cooperação que realmente alavanca nosso otimismo”, contou. Rosana anunciou que há tratativas em andamento, com empresários, para abrir mais o leque com relação à diversificação de cursos. “Claro que levando em conta as demandas dos setores que compõem nossa economia”, destacou.
Dispostos a assumirem suas responsabilidades sociais, os empresários Alexandre e Augusto confirmaram que o novo curso de Informática Básica agora implantado no Centro deverá contar com o monitoramento de um grupo de 10 instrutores que são funcionários das empresas do grupo. “Eles farão um trabalho voluntário”, afirmou Augusto. Os equipamentos de informática instalados na nova Sala de Inclusão Digital também estão sendo cedidos pelas duas empresas.
As aulas para a primeira turma do curso foram iniciadas já nesta quinta-feira, 24, instantes após o encerramento do ato inaugural. O Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva está localizado à Rua 4, nº 3311, entre as Avenidas 42 e 46, na Vila Operária. O prédio está em excelentes condições, tem decoração agradável e acolhedora e as instalações bem como o atendimento à população favorecem o aprendizado.