A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Altimari, abriu o início das atividades do curso de mecânico de máquina de costura industrial destacando a “importância da qualificação em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido”. E acrescentou: “Com o interesse e garra de vocês, a comunidade ganha mais opções em mão de obra qualificada para atender as demandas do município”. A abertura do curso ocorreu na noite de quarta-feira (1) no Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva.
As 16 vagas, todas preenchidas, são para aulas noturnas que somarão carga horária total de 160 horas. O curso tem o objetivo de qualificar pessoal para atender a uma demanda crescente no município, já que Rio Claro é referência na área de confecção, absorvendo cada vez mais novos profissionais dessa área.
A iniciativa dá continuidade às ações do município em ir além do assistencialismo e oferecer oportunidade de emprego e renda à comunidade. O Fundo Social de Solidariedade organiza as atividades do Centro de Qualificação Profissional junto com a Secretaria da Ação Social. A parceria inclui o Senai e a Fiesp, por intermédio do Programa Comtextil.
Êxito
Somente no primeiro semestre de 2010 mais de 140 pessoas foram formadas nos cursos do Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva. Muitas pessoas formadas nos últimos cursos já estão inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho.
Nos seis primeiros meses deste ano foram oferecidos cursos nas áreas de costura industrial, modelagem de roupa, panificação e confeitaria, e impressor de off-set.
Após o término de cada curso, os alunos participaram de palestras com foco nos temas Empreendedorismo e Micro Empreendedor Individual, realizadas pelo Sebrae-SP, além de receberam informações sobre crédito com o Banco do Povo. Os alunos também são encaminhados ao Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT).
Mais informações sobre o Centro de Qualificação podem ser obtidas pelo telefone 3524-2582 ou pessoalmente na Rua 4, nº 3311 – Vila Operaria.