Mais de 27 mil itens foram recolhidos na campanha pelo descarte consciente de medicamentos realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro em parceria com farmácias do município. O balanço foi divulgado pelo Fundo Social e corresponde ao bimestre julho e agosto.
Vinte e uma farmácias são parceiras na campanha, que tem como objetivo orientar a comunidade sobre a importância do descarte correto de medicamentos como forma de evitar os danos da automedicação. A campanha também ajuda a evitar que materiais do gênero sejam jogados no lixo comum, na pia ou vaso sanitário, ou que sejam entregues à coleta seletiva, ações inadequadas que ajudam a degradar o meio ambiente.
Segundo o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, outro problema de se guardar remédio incorretamente em casa é o risco de intoxicação das crianças e animais domésticos,
Para colaborar com a campanha, basta deixar o medicamento vencido ou sem uso nas caixas de coleta distribuídas nas 21 farmácias parceiras. Participam a Farmácia Unimed, Art-farmacos, Drogaria Novo I, Farmácia da Santa Casa, Cantinho da Terra, Farmácia Rhaízes, Drogaria Dinâmica, Droga Nossa, Drogaria São Caetano, Homeoderma Manipulação, Drogaria Avenida, Farmazul, Panacéia, Nicpharma, Arco-Íris, Droga Olinda, Santana, Droga 26, Farma Rio, Drogaria São Paulo, Farmácia Droga Sete, Droga Cinco e Farmácia Saibreiro.
O Fundo Social de Solidariedade realiza diversas palestras nas escolas municipais e empresas. Os interessados em um trabalho de orientação a funcionários sobre o descarte de medicamentos nas farmácias parceiras podem solicitar mais informações no telefone 3526-7107.
A campanha tem o apoio da Associação Comercial e Industrial e imprensa.