O município de Rio Claro promoveu na manhã desta quarta-feira (15) uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Centenas de idosos participaram das comemorações no Jardim Público com músicas, danças, teatro, atividade física, distribuição de folheto informativo sobre os tipos de violência, orientações sobre como e onde denunciá-las. No encerramento, houve uma caminhada pela paz.
“É de fundamental importância a valorização e a contribuição do conhecimento de cada política, e a inclusão da população idosa como protagonista nesse processo de amparo e respeito aos idosos”, afirma Lucia de Fátima Nunes, assistente social e assessora da Política Municipal do Idoso de Rio Claro.
O evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, Assessoria da Política Municipal do Idoso, Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal do Idoso, também teve a participação do prefeito Du Altimari, da vice-prefeita Olga Salomão, dos vereadores Júlio Lopes, Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, João Zaine e Agnelo Mattos, de Luiz Carlos Rodrigues Rezende, diretor de Políticas Especiais, Antonio Carlos Riani Costa, presidente do Conselho Municipal do Idoso e Maria Seneme Iamondi, presidente do Parlamento do Idoso.
Várias outras ações sobre o tema serão desenvolvidas durante o mês de junho nos Centros de Referência de Assistência Social-Cras e nas Unidades de Saúde da Família, constando de palestras, caminhada cultural e montagem de painéis, dentre outras atividades com temática sobre a violência. O 15 de junho, como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O município também criou leis neste mesmo sentido, a partir de projetos dos vereadores Júlio Lopes e Raquel Picelli.